Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
TABAGISMO
30 de agosto de 2013

Aula de consciência e convivência na Famecos

Palestra tratou do tema no auditório do prédio 7
Por Samuel Lima
Palestra Talk Show Tabaco reuniu profissionais da saúde e ex-fumantes (Foto: Lucas Zandonai)

Talk Show Tabaco reuniu profissionais da saúde e ex-fumantes (Foto: Lucas Zandonai)

Na quarta-feira (28), 17 bitucas de cigarro estavam no chão, entre a porta de entrada da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS e a sala 101, do Núcleo de Eventos do Espaço Experiência, onde se encontrava Neka Machado. A professora percorreu o mesmo caminho, na manhã desta quinta (29), para mediar a palestra Talk Show Tabaco, desenvolvida pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX) no auditório da Famecos. O debate contou com a análise de profissionais da saúde e depoimentos de ex-fumantes.

O primeiro olhar sobre o tema foi apresentado no trailer do documentário brasileiro Fumando Espero. A partir disso, os convidados explicaram as causas e consequências do tabagismo. Logo no início, o pneumologista do Hospital São Lucas da PUCRS José Miguel Chatkin revelou sua preocupação com a questão. “Apesar do aparente enfraquecimento da indústria do fumo, o número de adolescentes e pré-adolescentes envolvidos com a droga se mantém estável”, afirma o médico. Jovens, aliás, estiveram em maioria absoluta no auditório. A psicóloga e professora Margareth Oliveira foi objetiva. “As pessoas só percebem os problemas mais tarde, a não ser que haja aconselhamento desde cedo. Os motivos para o uso de cigarro são muitos: estado social, emancipação, angústias, até crenças. Mas deve-se ter em mente que o tratamento é difícil. As recaídas são frequentes. É muito fácil voltar a depender da droga uma vez viciado”, adverte.

Os três depoimentos confirmaram as afirmações dos profissionais. Os professores da PUCRS Neka Machado e Roque Bregalda e a funcionária Aline Franz começaram a fumar na adolescência. E só pararam, muitos anos depois, por motivos de saúde. Neka, por exemplo, deixou a droga após constatar problemas pulmonares. Segundo ela, outro fator crucial para o abandono do cigarro foi o filho. “Quando ia a algumas festas e confraternizações, sempre havia alguém fumando. O olhar do meu filho me manteve longe da droga. De alguma forma, o fato de eu não fazer aquilo o deixava feliz”, conta Neka.

A história de Aline com o cigarro começou precocemente, aos 11 anos. Só percebeu os riscos aos 30. “Comecei a ter noção das consequências, dificuldade na respiração e em fazer atividade física. Tive de vencer o hábito e o vício. Os dois. Não sei qual foi o mais difícil”, afirma. Já para o professor Bregalda, não há nenhuma desculpa aceitável para o vício prematuro. “Meu primeiro cigarro foi aos 15 anos. Poderia listar vários motivos, emancipação e tal. Não vou. Eu prefiro um: querer. Há muitas oportunidades para começar a fumar se você quiser. Assim como existem outros tantos meios para parar”, relata. Bregalda só procurou esses meios quando notou mudanças na voz. Precisava dela profissionalmente, para dar aulas, e para manter um hobbie – cantar. E surpreendeu a todos ao se pôr em pé e cantar O Sole Mio, a plenos pulmões – hoje livres da nicotina.

A palestra, definida por Neka Machado como uma aula de consciência e convivência, se encerrou às 10h dessa quinta-feira. O evento foi promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX). As atividades fazem parte da campanha PUCRS Livre de Tabaco, do programa Vida com Qualidade.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org