A oportunidade de realizar uma pesquisa em todas as suas etapas é proposta aos alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Comunicação Social (Famecos), da PUCRS, na disciplina Projeto em Pesquisa, do sétimo semestre. Desta vez, um desafio novo foi proposto a um dos grupos das duas turmas: desenvolver uma pesquisa para descobrir até que ponto a linguagem tradicionalista é importante para agregar valor à marca.
O resultado foi veiculado no caderno Dinheiro, do jornal Zero Hora, neste domingo, 25. “Os grupos normalmente têm autonomia para escolher o tema e problema de pesquisa. No entanto, desta vez, resolvemos propor uma abordagem diferente a um dos grupos de cada turma”, explica Denise Avancini Alves, orientadora da disciplina, junto de Ilton Teitelbaum. Um grupo da turma da manhã e outro da noite receberam um briefing por intermédio da área de planejamento e pesquisa do Grupo RBS, que manifestou interesse no aprofundamento do tema do bairrismo como comportamento de consumo. Os dados da turma da manhã ganharam destaque.
Foi um semestre inteiro de muito trabalho que os alunos Ezequiel Bitencourt, Letícia Alexandre, Michelle Timm e Renata Mateus tiveram para fazer a coleta dos dados e a pesquisa, que contou com 493 respostas. “Nos envolvemos muito com a ideia. Tudo que víamos sobre isso, pegávamos para usar de alguma forma”, conta Michelle, da turma da manhã, lembrando da importância de ver o resultado publicado em um veículo de grande circulação. “É uma atividade muito importante. No final, é bom demais ter esse reconhecimento”.
Já o grupo da turma da noite era composto pelos alunos Carolina Bianchi, José Carlos Rocamora, Julia Dall’Agnol, Marianna Celia, Maurício Dombrovski e Tuany Lima.
Quem quiser mais informações sobre as pesquisas pode contatar denise.alves@pucrs.br