O crescimento do mercado de smartphones e tablets criou um novo meio de produção e ediçao musical, através dos aplicativos disponíveis para os aparelhos, como o GarageBand, desenvolvido para iPad. Utilizando o software lançado pela Apple em 2011, Bruno Christófoli, do 8º semestre do curso de Publicidade e Propaganda da Famecos, mostrou aos alunos uma maneira diferente de criar uma música, utilizando apenas uma tela e os dedos.
Dono da produtora Lowstate Records, Christófoli explicou o funcionamento e as especificidades dos instrumentos disponíveis no aplicativo, como a bateria, o teclado, a guitarra e o baixo. Antes de passar a tarefa de criar uma música aos estudantes, o ministrante demonstrou o processo de gravação e edição de uma música. “O GarageBand é um software básico para se ter em casa e gravar podcasts ou músicas”, sugeriu.
No final da oficina, cada aluno utilizou um dos instrumentos disponibilizados pelo software para compor. “Foi muito legal. Para quem não sabe muito sobre música, é um bom meio de aprender”, destacou Rafael Atz, estudante de Publicidade e Propaganda da Famecos, que trocou seu baixo pelo iPad.