Professora Ana Steffen, Felipe e Cristina explicam o programa de Mobilidade Acadêmica (Foto: Samuel Maciel)
A segunda edição do Bate-Papo Sem Fronteiras aconteceu na noite desta quinta-feira, dia 9 de junho, na Arena da Famecos. No evento, alunos interessados na Mobilidade Acadêmica puderam ouvir relatos de intercambistas famequianos e tirar suas dúvidas sobre o programa oferecido pela PUCRS.
O bate-papo foi dinâmico, contando com o depoimento do aluno de Relações Públicas Felipe Balestrin que recentemente voltou de Portugal. Balestrin passou o último semestre estudando na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, e relatou as dificuldades enfrentadas e os benefícios da realização do programa de Mobilidade Acadêmica. Ele destacou a autonomia e a maturidade que o aluno adquire durante o intercâmbio e também as viagens feitas dentro da Europa sem precisar gastar muito. As alunas Carolina Petry e Marina Mazzini contaram suas experiências via Skype. Carolina, estudante de Jornalismo, estudou na Ball State University, na cidade de Muncie, nos Estados Unidos – ela está de férias em Nova Iorque – e Marina, estudante de Publicidade e Propaganda, estudou no Instituto de Comunicação de Paris, na capital francesa.
Cristina Schneider, da Mobilidade Acadêmica, passou muitas informações para os alunos que desejam realizar o programa de intercâmbio e frisou a importância do planejamento antes da viagem. Cristina disse que é essencial exercitar a autonomia desde antes da inscrição no Brasil e que ter uma experiência como essa é um diferencial no mercado de trabalho.
O programa de Mobilidade Acadêmica, coordenado pela professora Dulce Baldo, abre as inscrições no mês de agosto. Alunos com pelo menos 25% dos créditos curriculares concluídos podem se inscrever. Mais informações podem ser adquiridas no Famecos Sem Fronteiras, ou no site Núcleo de Mobilidade Acadêmica, que fica na sala 116 do prédio 15. Não deixe essa chance passar!