Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
TECNOPUC
7 de novembro de 2014

Bem-vindos a Viamão

Alunos do Espaço Experiência conferiram as intalações do Tecnopuc e do TECNA no município
Por Rossana Ruschel
Foto: Eduardo Seidl/Famecos/PUCRS

Os professores Aletéia Selonk e Júlio Ferst, administradores do Tecna e do Tecnopuc, respectivamente Foto: Eduardo Seidl/Famecos/PUCRS

Nessa quinta-feira (6), alunos do Espaço Experiência foram a Viamão para uma cobertura especial. Os estagiários dos núcleos Editorial J, Assessoria e Fotografia visitaram as instalações do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) no município, que fica a 23 quilômetros de Porto Alegre.

Na chegada ao Parque Tecnológico, os alunos foram recepcionados por Cristina Andrade de Almeida, encarregada pela secretaria do local. Através de um passeio guiado, os estudantes puderam ter uma ideia da dimensão do projeto, inédito na Região Sul do país. A entrada ao parque é restrita, com cadastro prévio. Isso porque as 25 empresas instaladas trabalham essencialmente com inovação, o que exige sigilo e segurança.

Há 12 anos a PUCRS iniciou os investimentos no local, adquirindo os 15 hectares, com 33 mil metros quadrados de área construída. Em 2002, a área, que abrigava um antigo seminário, proporcionava cursos de graduação como Filosofia, Psicologia, Direito e Administração. Entre 2002 e 2004, o seminário dividiu as instalações com os cursos da PUCRS, até o momento em que o Tecnopuc passou a ocupar individualmente o local.

A sede em Viamão é considerada a terceira fase do Tecnopuc, que tem as duas primeiras etapas localizadas em Porto Alegre. O projeto, que está em andamento, visa à concentração de empreendimentos, além do incentivo ao empreendedorismo.

Em julho deste ano, a PUCRS, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e o Ministério das Comunicações firmaram convênio que formalizou a implantação de um Centro de Produção e Pós-Produção de Conteúdos Digitais Criativos. O projeto está localizado no Tecnopuc Viamão e se integra ao Centro Tecnológico em Audiovisual do Rio Grande do Sul (TECNA), coordenado pela professora Aletéia Selonk. “Pelo histórico da universidade e do parque tecnológico, o TECNA pode ser posicionado como um ramo de negócios na América do Sul”, avalia Aletéia.

A previsão para o fim das obras se divide em dois prazos. A primeira parte do TECNA estará pronta até o fim deste ano, e a segunda tem previsão de término em 2016. O investimento, que reuniu R$ 22 milhões em recursos públicos e R$ 6 milhões em recursos privados, é sinônimo de excelência. Conforme Júlio Ferst, administrador do Tecnopuc Viamão, é preciso criar coisas novas, e o Tecnopuc é a terra de oportunidades para isso. “Tivemos a chance de visitar bons parques tecnológicos na Europa, que realmente atraem empresas da indústria criativa”, afirma.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org