Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FILHOS DA FAMECOS
30 de outubro de 2017

Bianca Carneiro: “Não teria como eu estudar em outro lugar, se não no prédio 7”

Jornalista atua há quatro anos à frente da Pauta - Conexão e Conteúdo
Por Bianca Gross

Bianca é diplomada pela Faculdade há cinco anos (Foto: Arquivo Pessoal)

Embora o amor pela comunicação social sempre pairasse no coração de Bianca Carneiro, a escolha pelo curso de Jornalismo foi feita apenas meses antes de se inscrever no vestibular. Diferentemente de outras crianças, Bianca passou a infância participando de eventos corporativos e conhecendo estúdios de rádio e TV. Isso porque a mãe, Vera Carneiro, diplomada em Publicidade e Propaganda pela Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, sempre trabalhou com o Jornalismo.

A comunicadora ingressou na Faculdade em março de 2006. Quando chegou ao saguão do prédio 7, se recorda do clima divertido e do ambiente acolhedor da Famecos. A Faculdade, escolhida pela familiaridade e nome da Instituição, lhe trouxe muitas alegrias, entre elas, vivências inesquecíveis e trocas de conhecimento. “Não teria como eu estudar em outro lugar, se não no prédio 7”, afirma. Ao relembrar dos docentes, Bianca destaca a professora Doris Haussen, sua mentora na Bolsa de Iniciação Científica. Conforme o tempo passou, a estudante também criou uma afinidade com Fábian Chelkanoff e André Pase. Mas foi na figura de Vitor Necchi, seu orientador no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que ela encontrou um dos professores mais marcantes em sua trajetória acadêmica. O Centro Acadêmico Arlindo Pasqualini (CAAP) e os laboratórios eram os lugares preferidos da universitária.

Quando o assunto é sobre os cinco anos em que Bianca esteve no prédio 7, ela diz que sente falta da convivência com os colegas, do ambiente acolhedor da Faculdade e dos debates que os professores proporcionavam. Na vida pessoal, diz que mantém as amizades que fez na Universidade até hoje. “Meus grandes amigos eu conheci aqui e isso não se encontra em qualquer lugar”, afirma. No mercado de trabalho, a estudante começou a trilhar sua trajetória profissional desde o segundo semestre da Faculdade. Seu primeiro estágio foi na rádio Ipanema. Depois, atuou na Pauta – Conexão e Conteúdo – empresa fundada pela mãe em 1992 –, e também teve passagem por uma agência de conteúdo multimídia, onde trabalhou com campanha política. Em 2010, trabalhou na Cartola e, perto de se formar, atuou na Fronteira.

A diplomada, que integra a turma de jornalistas 2011/2, se lembra da colação de grau como um momento especial, por ter recebido o diploma da mãe. “A formatura é o momento em que a gente olha para trás e reconhece nossa passagem aqui, mas mais do que isso é um momento de olhar para frente”, conta. Após se formar veio a oportunidade de ser sócia da Pauta. Bianca, que dizia nunca querer trabalhar na empresa, acabou por assumi-la junto da mãe. À frente da Pauta desde 2013, a comunicadora atua com assessoria para empresas, eventos, lançamentos e feiras; criação de projetos; relacionamento com equipes de trabalho, parceiros, clientes e organizações; produção de conteúdo para diferentes plataformas e gestão de crise, além de produção, concepção e execução de eventos como conferências e treinamentos. “Trabalhamos com clientes corporativos até clientes culturais”, explica. A jornalista ainda acrescenta que a empresa não quer ser especialista em nenhuma área, e sim em comunicação.

Aos futuros jornalistas, a assessora aconselha que aproveitem ao máximo a estrutura da Faculdade, conversem com os professores e participem dos debates. Aos olhos de Bianca, o estudante deve ter uma visão macro do jornalismo, pensar fora da caixa e não se atrelar ao conceito antigo da profissão. “Aproveite cada minuto e se inteire de tudo para sair pronto para o mundo lá fora, que não é brincadeira”, alerta.

Tag(s) da matéria: , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org