Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
EVENTO
13 de novembro de 2015

Bienal como cenário para trabalhos de áudio e vídeo

Alunos de jornalismo e publicidade registram história da mostra de arte
Por Bárbara Debeluck
Núcleo de áudio grava mapas sonoros na 10ª Bienal do Mercosul (Foto: Joana Berwanger)

Núcleo de áudio registrou mapas sonoros na 10ª Bienal do Mercosul (Foto: Joana Berwanger)

A 10ª Bienal do Mercosul, mostra internacional de arte contemporânea, começou em outubro, em Porto Alegre, com mais de 600 obras de artistas de 20 países. Neste ano, foi realizada uma parceria entre o Programa Educacional da Bienal do Mercosul e a Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS. Alunos de Jornalismo e do Núcleo de Áudio do Espaço Experiência estão envolvidos na realização de áudios e vídeos que registram a história da Bienal.

Cristián Gallegos é o curador responsável pelo Programa Educacional. Para ele, a Famecos é reconhecida pela qualidade de ensino, infraestrutura e pelo empenho em preparar seus alunos para o mercado de trabalho, propondo exercícios práticos. Em conversa com a equipe da Bienal do Mercosul, ficou claro para Gallegos o envolvimento e a disponibilidade da instituição para realizar ações culturais. “Foi isso que encontramos, professores e alunos abertos ao diálogo e muito parceiros nesse processo de construção coletiva de uma memória da Bienal”, declarou. O curador considera os vídeos realizados necessários para não esquecer a história da mostra de arte. Eles permitem conhecê-la a partir de outra perspectiva. “Considero uma oportunidade única para se aproximar de um evento cultural como a Bienal”.

O Núcleo de Áudio foi responsável por criar audioguias e mapas sonoros. O primeiro foi gravado pelos alunos Caio Lopes (Publicidade e Propaganda/7˚ semestre) e Raquel Loks (Jornalismo/2˚ semestre). Os arquivos podem ser ouvidos por meio de um QR Code em cada obra dentro do aplicativo do evento.

Durante duas semanas, Raquel, Bianca Pagliarini (Publicidade e Propaganda/8˚ semestre), Isadora Alves (Publicidade e Propaganda/6˚ semestre) e Lucas Barboza (Publicidade e Propaganda/5˚ semestre) visitaram, junto com o coordenador do Núcleo, Ticiano Paludo, os diversos locais onde a Bienal está instalada. Neste momento, foram gravados os mapas sonoros.

Todos levaram gravadores para captar os ambientes sonoros das obras. Segundo Bianca, a intenção foi gravar a sensação das pessoas ao chegarem em cada obra. Os áudios foram passados para os responsáveis na Bienal, que decidirão como será veiculado. Raquel contou que a experiência foi muito boa. “Adorei poder sair do estúdio e realizar um trabalho diferente”. Uma curiosidade contada por Paludo foi que, em 2001, ele participou da 3ª Bienal do Mercosul, com uma colagem sonora. Neste ano, volta a participar orientando os alunos integrantes do projeto. “É legal voltar, principalmente por ser em outro aspecto”.

Com a supervisão dos professores Fabio Canatta e Silvio Barbizan, os alunos de jornalismo participaram da ação Memória em Construção. O projeto consiste em vídeos que permitem conhecer todas as edições da Bienal do Mercosul, suas propostas e a produção artística apresentada. Cada estudante ficou com uma parte do trabalho. Os responsáveis pela reportagem e apresentação são Carol Ferraz (8˚ semestre) e Tiago Bianchi (8˚ semestre), produção de Ohana Constante (8˚ semestre) e edição e finalização de Jorge Lourenço Grill (7˚ semestre). Os orientadores escolheram os participantes pelo perfil de cada um e o interesse em participar do projeto, pois o trabalho é voluntário. Para Canatta, o interessante foi a linguagem inovadora que está sendo usada, criada a partir da pesquisa feita pelos alunos. “Eles conseguiram ter uma proposta diferente”. Barbizan afirmou que a ideia da projeção nos vídeos conversa com o conteúdo e o tema da Bienal.

Para Ohana, foi um grande desafio todos terem tempo livre para se dedicarem ao vídeo. Por conta de seu trabalho na Zero Hora, sua parte foi a produção de vídeos. “Não tinha tempo para ser repórter ou me dedicar na produção in loco. Marquei as entrevistas e ajudei a idealizar um dos vídeos”. Para ela, participar de um projeto como esse na faculdade dá bagagem ao aluno. A principal experiência para Tiago Bianchi foi realizar um trabalho jornalístico de forma institucional. Todos lidaram com o resumo de uma história de 18 anos. “Buscamos fazer uma contextualização política e social de como o evento funcionou durante esses anos e o que ele traz para a cidade”.

O segundo vídeo está em produção e tem a participação das alunas Yasmin Luz e Jéssica Moraes.

Confira o primeiro vídeo da ação Memória em Construção:

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org