Carlos Gerbase ganhou Prêmio Especial do Júri por sua direção (Foto: Bruno Polidoro/Divulgação “BIO”)
O 45º Festival de Cinema de Gramado, que aconteceu entre os dias 17 e 26 deste mês, foi palco de grande conquista para professores, estudantes e diplomados da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS. Carlos Gerbase, parte do corpo docente do curso superior de Tecnologia em Produção Audiovisual (TECCINE), apresentou o longa-metragem BIO, que levou três Kikitos para casa.
A obra apresenta a vida de um homem através de depoimentos de 39 pessoas que passaram por ela. É uma “trama ficcional em forma de documentário”, segundo o cineasta. Gerbase afirma que o maior desafio de realizar um longa em um formato tão incomum foi confiar no público, visto que o espectador deve se esforçar e ter raciocínio rápido para acompanhar os relatos. “É um filme para quem gosta de narrativa, de história com bastante trama. Não é um filme contemplativo. Mas não deixa de ser emocionante”, explica.
No total, BIO levou três prêmios. O primeiro foi de Melhor Filme, eleito pelo júri popular. Em parceria com Fernando Efron, o ex-famequiano Augusto Stern ganhou o Kikito de Melhor Desenho de Som. Gerbase também foi homenageado com o Prêmio Especial do Júri, por sua direção de 39 atores e atrizes no filme. Apesar de apreciar o reconhecimento, o cineasta entende que “a criação, em qualquer arte, deve proporcionar prazer em si mesma, e não por eventuais prêmios”.
Além do próprio Gerbase, que é formado em Jornalismo pela Famecos, outros oito diplomados e três alunos da Faculdade participaram da produção de BIO. Você pode conferir essa lista completa abaixo.