Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
26º SET UNIVERSITÁRIO
18 de setembro de 2013

Boas ideias contra o pior momento da publicidade

SET conta com palestra de publicitários da Brother Creativity School, de Buenos Aires
Por Luiza Coelho
(Foto: Heike Knebel/Famecos/PUCRS)

(Foto: Heike Knebel/Famecos/PUCRS)

Na entrada do auditório 2 do prédio 41 da PUCRS, quem chegava para assistir à palestra Save the Ad, ministrada pelos argentinos Diego Castillo, Facundo Moralez e Juan Rezzónico e mediada pelo professor Marcel Viero, era recebido com uma mensagem. “Bem-vindo ao pior momento da publicidade”. Um momento em que, segundo os representantes da Brother Creativity School, de Buenos Aires, os produtos são mais difíceis de vender, e a publicidade é cada vez mais mentirosa.

As pessoas compram coisas de que não precisam porque veem as outras comprando. Isto caracteriza o que Castillo chama de efeito cardume – que se espelha também na área da publicidade. “Se todos queremos ser originais ao mesmo tempo, estamos indo para a mesma direção”, afirmou, mostrando casos em que coisas realmente diferentes foram feitas por causa de uma mudança de perspectiva. Marcas invendáveis que deram certo, pessoas sem talento que acabaram fazendo sucesso. Tudo a partir de uma necessidade.

Em um mundo em que qualquer pessoa pode ser famosa por causa das redes sociais, o mercado publicitário mostra necessidade de reinvenção. “Para salvar a publicidade, os criativos precisam ser mais criativos do que nunca”, disse Rezzónico. E o ideal, para ele, é romper as barreiras da propaganda e fazer a diferença na sociedade de maneira efetiva. Como transformar garrafas PET em luz para uma comunidade sem eletricidade ou inserir livros didáticos em chips de celulares obsoletos, por exemplo.

“Através da criatividade, podemos promover até mudanças culturais”, enfatizou Rezzónico. O importante é reconhecer que o poder das ideias – das boas ideias – não tem fronteiras.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org