Desde criança, Bruna Richter tinha o sonho de se tornar ilustradora. Hoje, parece que ela conseguiu chegar onde queria. Bruna foi uma dos quatro selecionados para participarem de um curso de ilustração em um dos mais renomados estúdios de desenho do mundo, o Imaginism Studios, que tem como clientes Warner Bros., Universal Studios e Disney.
A estudante já prepara as malas para Montreal (Canadá), onde será ministrado o Imaginism Workshop in House (nome do curso), para aprender com grandes ilustradores de diversas partes do mundo e trabalhar com uma grande variedade de temas. Entre os ministrantes do curso, está o próprio fundador e diretor criativo do Imaginism Studios, Bobby Chiu, responsável pelos trabalhos de arte em filmes do diretor Tim Burton, animações da Disney, entre outros.
A trajetória de Bruna como ilustradora começou com trabalhos de freelancer para clientes de Porto Alegre. Depois surgiu a opção pela graduação em Publicidade e Propaganda, na Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS. “Era a opção mais próxima do trabalho de ilustradora que eu queria”, diz. Durante o curso, trabalhou com Concept art em animações na publicidade, uma forma de ilustração na qual o objetivo é trasmitir uma representação visual de um projeto. Ela, inclusive, se aprofundou no tema durante o Trabalho de Conclusão de Curso, que comparou a forma de trabalho nas agências de publicidade e na indústria do entretenimento. “Gostava de desenhar para agências, mas o prazo que eles exigem para as ilustrações me irrita muito”, conta Bruna.
Enquanto cursava Publicidade, também conseguiu emprego no Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, onde fazia desde flyers e ilustrações didáticas até um desenho de uma parede 4mx2m que simulava um metrô. Segundo ela, o trabalho no museu lhe ajudou demais. “Foi o lugar que mais me ensinou coisas para ser uma ilustradora”, constata.
Depois da formatura, no primeiro semestre de 2013, descobriu um workshop do Imaginism Studios, em Florianópolis. Decidida, viajou para Santa Catarina para participar de palestras e outras atividades com profissionais da área. A estudante decidiu, então, se candidatar para participar do curso no Canadá. Preencheu um formulário com perguntas sobre suas características, montou um portfolio com suas dez melhores peças e teve uma entrevista online em inglês com os desenhistas do estúdio antes de ganhar a grande oportunidade.
Agora, a famequiana espera ansiosamente pelo meses de junho e julho, quando serão realizadas as aulas.
Para conferir o trabalhos de Bruna Richter, clique aqui ou confira sua página no Facebook.
Bruna Richter apresenta alguns de seus desenhos: