A segunda Semana Acadêmica da Comunicação, promovida pelo Centro Acadêmico Arlindo Pasqualini (CAAP), da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, comemora meio século de atuação este ano. Com a frase 50 anos de CAAP, 50 anos de luta na comunicação, a programação ocorre de 31 de agosto a 4 de setembro e prevê shows, palestras e muito jornalismo popular. Os cinco dias têm como objetivo comemorar e promover discussões acerca das mudanças na comunicação. As atividades valem horas complementares.
Joana Berwanger, aluna do 4˚ semestre de Jornalismo e integrante do CAAP, acredita que a Semana Acadêmica trata de integrar os alunos nas decisões feitas pela gestão atual, tornando-os protagonistas nas escolhas das futuras pautas.
A novidade está na inserção do jornalismo esportivo na agenda, a fim de discutir o papel do profissional nesta área. Para conversar sobre jornalismo popular, colaboradores do Boca de Rua integram o ciclo de palestras, comemorando 15 anos da existência do projeto, que tem como foco a comunicação comunitária. A união com a delegação Sul da Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social (Enecos) faz parte da programação e pretende trazer debates nacionais para a Faculdade.
Programação:
• 31 de agosto (segunda-feira)
10h na ARENA: 50 anos de CAAP
Convidados: ex-presidentes do CAAP
• 01 de setembro (terça-feira)
20h no Auditório: Jornalismo, esporte e mudança
Convidados: Juca Kfouri (jornalista da ESPN)
• 02 de setembro (quarta-feira)
20h no Auditório: Jornalismo Popular e a experiência do Boca de Rua
Convidados: Moradores de rua que colaboram com a publicação
• 03 de setembro (quinta-feira)
10h na ARENA: Empreendedorismo Sustentável
Convidados: Simone Menda (fundadora da Eu amo papelão)
• 04 de setembro (sexta-feira)
10h na ARENA: Democratização da comunicação e representatividade na mídia: quem aparece na TV?
Convidados: Sinara Sandri (ex-militante da ENECOS) e Kassiele Nascimento (comissão gestora nacional da ENECOS e militante negra)