Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
EVENTO
2 de setembro de 2015

CAAP traz Juca Kfouri e Douglas Ceconello à Famecos

Debate ocorreu nessa terça-feira (1º) e integra programação da Semana Acadêmica
Por Nicolle Timm
Foto: Joana Berwanger/Famecos/PUCRS

Foto: Joana Berwanger/Famecos/PUCRS

Jornalismo, esporte e mudança foi o assunto discutido nessa terça-feira (1º), às 20h, no auditório da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS. Os convidados para a atividade foram Juca Kfouri, jornalista da ESPN-Brasil e colunista da Folha de S. Paulo e do UOL, e Douglas Ceconello, ex-editor do blog Impedimento.org e jornalista do globoesporte.com. O evento compõe a programação da Semana Acadêmica da Comunicação, promovida pelo Centro Acadêmico Arlindo Pasqualini (CAAP).

Ceconello iniciou falando sobre o blog Impedimento, que permaneceu no ar por nove anos e era um projeto independente de jornalismo esportivo. Ele contou que o blog tinha um público fiel, que construiu uma comunidade de jornalistas e leitores. “A palavra que resume o impedimento é amadorismo, tanto para o bem quanto para o mal. Olhando para trás, vejo que essa espontaneidade o fez crescer, mas também foi o que o matou”. O jornalista disse que a herança do projeto foi provar que as pessoas queriam textos mais elaborados e que, por isso, criaram esse espaço. “Rendeu pouco dinheiro, mas agora falo que tínhamos de fazer um ciclo de palestras e tentar ganhar dinheiro com isso”, brincou.

Formado em Ciências Sociais pela USP e ex-diretor das revistas Playboy e Placar, Kfouri defendeu que se deve fazer jornalismo para melhorar o mundo, não para ganhar dinheiro. “Não acredito em jornalista que não pensa assim”. Ele contou que quando assumiu a direção da Placar, sofreu por querer mostrar o que estava por trás do futebol. “Eu respondia, ou respondo, mais de 100 processos por isso. Não queiram saber o que é ser condenado sabendo que você está lidando com malandros. É um sentimento doído, de injustiça”.

Kfouri salientou a função do jornalista de apontar o que está errado e a importância de não negociar princípios só para manter o emprego. “Se vocês estão dispostos a abraçar isso, então sejam bem-vindos à profissão mais gostosa de todas”. Ele aconselhou os alunos a também aproveitarem as oportunidades.

A mulher no jornalismo esportivo foi outro tópico abordado no debate. Segundo Kfouri, essa escassez de mulher atuante na área não é mais tão perceptível no Rio de Janeiro e em São Paulo. Ele não vê justificativa para as mulheres terem pouco espaço no jornalismo esportivo. Ceconello acredita que o pouco espaço que o futebol feminino está ligado à falta de interesse pela área, mas que percebe uma mudança no cenário, ainda que lenta.

“O Brasil não é nem nunca foi o país do futebol. Ele foi, não é mais, o país do jogo bonito”, afirmou Kfouri. O jornalista explica que aqui nunca se teve um número de público alto, como na Alemanha, nem se reverencia a história e o jogo, como na Inglaterra. Ele comentou que a Copa do Mundo só foi boa para o resto do mundo, enquanto nós estamos pagando a conta. “Valeu a pena?”, questionou.

Em entrevista concedida ao Portal Eusoufamecos, Ceconello falou sobre a liberdade que o jornalismo independente tem para criticar devido ao não comprometimento com patrocinadores. “Sempre se conseguiu manter uma isenção e um afastament0 sob qualquer interesse que pudesse haver. Esse foi um trunfo do Impedimento até o seu fim”, disse. Em relação aos ex-jogadores que trabalham como comentaristas de futebol, Kfouri se mostrou favorável. “Não tenho nenhuma restrição a isso. Adoro o Tostão, acho o melhor colunista de futebol que tem no Brasil. Mas acho que não podem sacrificar a língua e devem ser éticos”.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org