Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
COMUNICAÇÃO
6 de setembro de 2017

Campanha Vai Arthur: “Nunca encontramos tanta gente boa interessada em ajudar”

Após conseguir arrecadar o valor necessário para um procedimento cirúrgico, Arthur vai para os EUA
Por Mariane Castilhos

Ao longo da campanha, Arthur recebeu o carinho de todos (Foto: arquivo pessoal)

Com três anos de idade e um futuro brilhante pela frente, Arthur, tem suas funções motoras prejudicadas devido a Paralisia Cerebral Quadriplégica Espástica. Na tentativa de melhorar a qualidade de vida do menino, a mãe, Leticia Salomão, descobriu a existência de um procedimento cirúrgico que poderia possibilitar o aperfeiçoamento das habilidades motoras de Arthur. Sendo assim, a família não pensou duas vezes e resolveu dar início à campanha.

VaiArthur, lançada em 24 de abril no Facebook da Eu Sou Famecos, uniu os núcleos do Espaço Experiência (EE) por uma causa. A equipe do Núcleo de Craft elaborou e produziu um vídeo para divulgar e trazer mais visibilidade à iniciativa. O material teve mais de 9 mil visualizações e dezenas de compartilhamentos.

A cirurgia de Rizotomia Dorsal Seletiva está disponível nos Estados Unidos e tem custo total de R$ 250.000. Tendo isso como realidade, a família se uniu pela causa e se mobilizou para arrecadar os recursos necessários para tornar isso possível. Felizmente, a campanha repercutiu tanto que a família conseguiu arrecadar a quantia necessária para o procedimento. “Trabalhamos muito e foi cansativo. Mas a felicidade em estar conseguindo tanta ajuda era enorme e superava qualquer cansaço”, explica Leticia.

A família não tinha ideia de que tantas pessoas se mobilizariam pelo Arthur. Mas não desistiram e não mediram esforços para que a ideia se tornasse um objetivo concluído com êxito. “Não sabíamos que iria acontecer tanta coisa linda e que iríamos receber tantas demonstrações de carinho”, conta. Uma nova fase muito importante está se aproximando para o Arthur, uma etapa de emoções e grandes descobertas junto com a família. Segundo Leticia, a continuidade do tratamento no dia a dia é fundamental para o desenvolvimento positivo. “Temos a certeza de que a cirurgia será a melhor coisa para a vida dele”, ressalta.

Na sexta-feira (25), a família realizou um jantar para arrecadar fundos com a ajuda de Enedino Fajardo e a equipe da Santo Mimo. No evento foram arrecadados cerca de R$ 2 mil, repassados para a Campanha Óculos para Felipe, tendo em vista que o valor para o Arthur já estava completo. Felipe nasceu com Coloboma Ocular, que é a má formação da retina, iris e do nervo óptico, além disso, ele tem baixa visão em ambos os olhos, ou seja, em torno de 10% de uma visão dita normal. Foi criada uma campanha para ajudar a família do Felipe na compra de um óculos lançado no ano passado, pela empresa Esight. Esta desenvolveu o equipamento para pessoas de baixa visão. A vaquinha está disponível no site e pretende arrecadar 100 mil reais.

Arthur e família embarcam na quinta-feira (7) para os Estados Unidos, onde será realizado o inicio do procedimento. Leticia diz que muitas pessoas perguntaram se a família está ansiosa pela viagem e pelos próximos momentos na vida do pequeno, mas a mãe afirma que o único sentimento que pode definir o momento é o de felicidade: “A nossa expectativa é a melhor e não estamos nervosos, pois temos certeza que foi a escolha certa. Estamos muito, muito felizes por termos conseguido”.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org