Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FILHOS DA FAMECOS
5 de junho de 2017

Carla Zigon: “Não tem como não se apaixonar pela Famecos”

Carla ingressou na Faculdade de Relações Públicas em 1999
Por Bianca Gross
Carla se formou em Relações Públicas hpa 14 anos (Foto: Carla Zigon)

Carla se formou em Relações Públicas há 14 anos (Foto: Carla Zigon)

Extrovertida e dedicada, Carla Zigon é relações-públicas diplomada pela Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, em 2003. Filha de advogado, na juventude, a estudante tinha uma certeza: seguir os caminhos do pai. Mas não foi o que aconteceu. O interesse na área da Comunicação surgiu durante um gesto para ajudar a amiga  –  na época aluna de Relações Públicas  –, que lia um texto para a produção de uma resenha. O assunto, que chamou a atenção de Carla, a instigou a saber sobre informações do curso e da faculdade. Após um breve resumo da amiga, percebeu que a área do Direito nada tinha a ver com ela.

Em agosto de 1999, quando chegou ao saguão do prédio 7, Carla logo percebeu o ambiente acolhedor e a vivência positiva que cercam a faculdade. “Não tem como não se apaixonar pela Famecos”, garante. Durante os quatro anos de graduação, a comunicadora viveu momentos de alegrias, aprendizados, trocas de experiências e amadurecimentos. Para ela, o ambiente da Famecos possui uma vibração motivadora. “O que eu mais gostava era a interação que todo mundo tinha com todo mundo. O clima era diferente de qualquer outro prédio da PUCRS”, conta.

No mercado de trabalho, a porto-alegrense começou a escrever sua história desde o primeiro semestre da Faculdade. Durante cinco anos – quatro na graduação e mais um após formada – trabalhou como recepcionista do Setor de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), localizado no prédio 8, em frente à Famecos. Carla também atuou na Rede Pampa de Comunicação e na equipe de eventos de Sérgio Avila. Hoje, ela se dedica ao projeto Fotografia de Mulher, espaço que realiza fotos Personal Branding, Lifestyle e Boudoir.

Sobre o curso de Relações Públicas, afirma que os professores, de uma maneira geral, eram maravilhosos. Se tem uma professora que Carla considera marcante foi Ana Baseggio. “A Ana é a relações-públicas da minha vida”, afirma. Segundo ela, as cadeiras de planejamento e projeto, lecionadas pela professora, muito a ensinaram e motivaram a seguir no curso escolhido. “Nessas disciplinas eu senti força para prosseguir na profissão”, conta. Os nomes dos docentes José Fernando Azevedo e Glafira Furtado, sua orientadora no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), também são lembrados com carinho.

Quanto à formatura, Carla não esconde a importância da ocasião e a alegria ao falar sobre a solenidade. A comemoração, que por si só já é repleta de alegrias e emoções, foi acrescida de carinho ao receber o troféu São Marcelino Champagnat, de amiga da turma. “Minha família e amigos ficaram muito orgulhosos, foi uma experiência muito legal”, relembra.

Da Faculdade, além de muitas recordações positivas, ela também carrega consigo laços de amizades que permanecem até hoje. E, para reviver essas histórias, ela e suas amigas sempre que podem marcam encontros no bar do prédio 7 para compartilhar histórias do tempo de convivência. Para a comunicadora, o prédio 7 rememorou uma época de amizades e histórias intensas. “A Famecos me trouxe amigos queridos pra vida inteira”, afirma. Hoje, com 14 anos de formação, a fotógrafa aconselha os atuais estudantes a abraçarem as disciplinas que realmente os fazem vivenciar a profissão. Se também pudesse aconselhar os antigos alunos, diria: visitem a Faculdade, percebam as mudanças e enxerguem nos atuais alunos como vocês eram.

 

Uma paixão: A fotografia 

 

Registrar momentos e guardar recordações sempre foram muito importantes para Carla. Mas foi a 19.303km de Porto Alegre, na cidade de Xangai, na China, que a vontade de se tornar fotógrafa profissional começou a ser desenhada. Com viagem marcada para o destino, seu primo lhe pediu para que comprasse uma máquina fotográfica para ele. Com as instruções e o dinheiro em mãos, Carla aceitou o pedido, desde que pudesse utilizar o aparelho na viagem, e foi o que aconteceu. A comunicadora eternizou o passeio com registros do lugar, resultado que lhe trouxe um retorno positivo, pois enfrentava um período desesperançoso com a profissão. “Ali eu descobri que eu não conseguia me separar de uma câmera profissional. Foi onde tudo começou”, conta. A experiência lhe deu motivação para tornar o encanto pela fotografia em profissão, pois passados alguns meses do retorno da viagem, ela adquiriu seu próprio equipamento e começou a fazer fotos gratuitas de amigas, famílias e bebês. O trabalho, admirado por muitos, logo começou a ser procurado e aperfeiçoamentos na área começaram a ser colocados em prática.

Atuando no ramo fotográfico há seis anos, hoje, muitos dos trabalhos realizados por Carla são voltados para mulheres. “São ensaios sensuais femininos para qualquer mulher que se sinta ou queira se ver de outro jeito. Elas são lindas do jeito que elas se sentem lindas”, esclarece. O projeto consiste em um processo que inicia com um questionário, passa pela montagem do figurino e finaliza no ato da fotografia. “É o trabalho que mais me realiza. O dia que eu tenho essas fotos é o dia mais feliz, me faz muito bem”, afirma, orgulhosa.

Tag(s) da matéria: , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org