Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
9 de outubro de 2012

Carlos Gerbase

Foto: Heike Knebel

Foto: Heike Knebel

Carlos Gerbase começou seu envolvimento com cinema na faculdade de Jornalismo. No final da década de 1970, quando estudava na Famecos, conheceu o também estudante Nelson Nadotti, que fazia filmes em Super 8 e atualmente é autor de tele-novelas. Logo, Gerbase começou a se interessar pelo assunto e a trabalhar com ele.

Em 1978, ainda na Universidade, estreou na direção, juntamente com Nadotti e Hélio Alvarez, com o filme “Meu Primo”, que conta a história de um jovem do interior recém chegado em Porto Alegre. Recebido por um primo, o protagonista nunca aparece na tela, sendo representado pela câmera. Na época foi difícil conseguir verba para o média-metragem, o que representou uma produção com algumas deficiências, com dinheiro tirado do próprio bolso e dos co-diretores, movidos pela vontade de fazer cinema. Em 1983, durante sua transição de cineasta amador para profissional, surgiu a banda Replicantes, na qual atuava como baterista e depois como cantor.

Abandonou a carreira musical em 2002, embora ainda participe de alguns shows como convidado. Nos anos 80, começou a lecionar na Famecos, em cadeiras relacionadas à cinema no curso de Jornalismo. Com a criação do curso de Produção Audiovisual, em 2002, assumiu o comando de diversas disciplinas. O professor doutor pela PUCRS e pós-doutor pela Sorbonne, de Paris, também é responsável pela gravação do longa Menos que nada. O filme, realizado pela Casa de Cinema de Porto Alegre, apresenta o tratamento de um doente mental esquecido pela família e amigos em um hospital psiquiátrico. Com mais de 30 anos de experiência, Gerbase afirma que as filmagens foram tranquilas e que um bom plano de trabalho, associado à grande disciplina, é fundamental para a realização de produções bem-sucedidas.

O currículo do professor pode ser conferido na plataforma Lattes.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org