Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
COMUNICAÇÃO
18 de novembro de 2016

CEO da WAN-IFRA fala sobre os rumos da comunicação

Palestra faz parte das comemorações dos 50 anos da Famecos
Por Janaina Rauber e Thainá Leticia Innocente
(Foto: Mariana Corrêa)

Vincent Peyrègne palestra na PUCRS (Foto: Mariana Corrêa)

Dando sequência às comemorações de 50 anos da Faculdade de Comunicação Social (Famecos), a PUCRS  recebeu nessa quinta-feira (17) Vincent Peyrègne. CEO da organização global de imprensa WAN-IFRA, com sede na França, Peyrègne falou sobre os rumos da comunicação. Chefe de uma empresa que compartilha práticas e novidades em negócios e tecnologia, ele tratou com propriedade sobre novas fronteiras a serem exploradas na área.

O francês subiu ao palco do teatro do prédio 40 às 20h em ponto e iniciou a palestra com um agradecimento à Universidade e aos veículos da capital gaúcha. O teórico da comunicação comentou sobre as mudanças que a tecnologia causa na vida das pessoas, alterando a qualidade de vida, principalmente através de transportes, comunicação e relações de trabalho. Com a 4ª Revolução Industrial, a sociedade sofreu modificações como um todo, novos serviços como Airbnb e Uber se tornaram o “novo normal” para a população.

Segundo Peyrègne, apesar da crescente desigualdade causada pelo aumento das divisões sociais nas redes, houve uma inversão na pirâmide de influências. ”As elites agora não facilitam ou conduzem o debate público e as massas são mais levadas em consideração”, afirma o CEO. O Facebook é grande demais para ser ignorado. Mais de 60% dos americanos citam a mídia social como sua principal fonte de informação. Para o francês, o conceito de mídias de massa foi transferido para as mídias sociais, possibilitando a exploração de novas fronteiras. Além disso, essa mudança de relações está deixando a linha entre o jornalismo e o entretenimento praticamente inexistente. Peyrègne acredita que o jornalismo deve mudar, mas preservando sua essência e método, para garantir a qualidade do novo sistema.

O conceito de publicidade como valor de mercado está sumindo, porém poucos jornais conseguem se sustentar apenas com as assinaturas. O jornalismo sempre foi subsidiado pela publicidade, dificultando as decisões dos editores que precisam redefinir o conteúdo baseado em como as pessoas se comportam. Para fugir disso, é necessário que os jornalistas pensem mais como empreendedores, achando um novo modelo sustentável e funcional.

Para ele, o amanhã dos editores ainda é uma incógnita. “A pergunta chave para o destino do jornalismo ainda não tem resposta”, observa. Peyrègne se mostra otimista em relação ao futuro do jornalismo, ele afirma que finalmente estamos chegando ao fim da era Guttenberg.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org