Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FILHOS DA FAMECOS
2 de outubro de 2015

“Chorei de emoção quando passei na Famecos”

Frase é da publicitária Claudia Schroeder, formada na Famecos
Por Laura Franco
claudiafilhos2

Claudia Schroeder lecionou na Famecos entre 2011 e 2013 (Foto: arquivo pessoal)

Com 12 anos de idade, Claudia Schroeder já sabia o que queria fazer. Foi folhando os anúncios de revistas que ela iniciou sua paixão pela profissão que iria seguir. “Comentei com minha mãe que queria ter uma revista. Ao me questionar o porquê, respondi que era por causa dos anúncios. Ela me explicou, através de um guia, que quem desenvolvia os anúncios não era o dono da revista, e sim o publicitário”. A partir daí, Claudia e seus pais perceberam, através de seus hobbies, entre eles a escrita e o desenho, que poderia dar certo. “Fui pesquisar qual era a melhor Faculdade de Comunicação. Era a Famecos. Contei os anos para terminar o colégio e poder ingressar”.

Claudia não acreditava que passaria no vestibular da PUCRS quando se inscreveu. O curso de Publicidade e Propaganda era muito concorrido. Mais de 40 candidatos por vaga. Por isso, acabou se matriculando na Ulbra, onde havia passado em primeiro lugar. “Na volta, ao chegar em casa, minha mãe abriu a porta e me disse que ouviu meu nome na rádio. Era no listão da PUCRS. Lembro que foi a primeira vez na vida que chorei de emoção. Porque tinha passado na Famecos”.

Logo no 2º semestre de Faculdade, ela concorreu no 5º SET Universitário, em 1992, com um projeto na categoria de melhor peça gráfica. O prêmio era um estágio na agência SL&M. “Pensei que não ia ganhar. Na verdade, fui na premiação apenas para assistir, pois me disseram que seria muito legal. Sentei na platéia e amei o que vi”. Não seja um peixe fora d’água era o tema do evento naquele ano. A premiação foi apresentada por Zé Victor Castiel, o peixeiro, com a companhia de moças vestidas de marinheiras. Alunos fantasiados de mergulhadores eram os responsáveis por carregar os alunos vencedores até o palco com um bote. “Quando anunciaram o vencedor da peça gráfica, achei que tivesse ouvido meu nome, mas não acreditei. Comentei com uma amiga que estava ao meu lado.  Ela respondeu que também ouviu. Foi a segunda surpresa depois de ter passado no vestibular. Eu me levantei e os mergulhadores vieram e me levaram ao palco. Foi inesquecível.”

Graças ao prêmio, ela desenvolveu um VT com uma de suas duplas criativas da agência. O VT foi finalista no Profissionais do Ano da Rede Globo e no Salão ARP. A partir daí surgiram diversas oportunidades, e Claudia nunca mais parou.

A publicitária confessa que pensou em desistir durante o curso, pois chegava nas aulas exausta do trabalho. “Eu havia prometido à minha família que iria me formar. Ainda bem, pois desde então penso que fiz a decisão correta. Toda vez que eu ralo trabalhando, me sinto realizada com o resultado”. Ela chegou a dar aulas na Famecos, de 2011 a 2013. O nascimento do filho fez com que ela pedisse demissão. “Eu não conseguiria ser professora, mãe e publicitária”. Para ela, insistir em terminar o curso e poder trabalhar na Faculdade foi uma ótima experiência para a carreira. “Se eu não tivesse meu diploma, não teria vivido isso. Não teria conseguido levar à Faculdade minha contribuição à crítica que eu fazia: passar o conhecimento da prática aos alunos”.

Desde a conclusão do curso, Claudia passou por diversas agências e atendeu os mais variados clientes. Entre eles, Vonpar, Tramontina, Prefeitura de Porto Alegre, Governo do Estado do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Hoje, ela é diretora de criação da Selling – Outlier Thinking. Com anos de experiência no mercado, ela diz que o segredo é ter ambição, nunca deixando de lado a humildade. Ela acredita que os jovens de hoje querem tudo com muita rapidez, o que é um grande erro. Claudia diz que o sucesso é alcançado com muito trabalho, colaboração e paciência. “A regra é tentar sempre e ir aprimorando com os tropeços. Tem muito desafio para encarar”.

**A próxima reportagem da série Filhos da Famecos será publicada na segunda-feira (5). A entrevistada é Hildengard Allgaier, que se formou em Relações Públicas em 2008. Hildengard trabalhou em empresas como Gerdau, Dow Química e Souza Cruz. Hoje, atua na Oxford Brookes University, no Reino Unido.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org