Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FAMECOS
2 de outubro de 2013

Alunos de Relações Públicas são premiados em concurso nacional

Associação Brasileira de Relações Públicas elegeu as melhores monografias de graduação
Por Samuel Lima
Monografias de alunos da Famecos foram premiadas em concurso da ABRP (Foto: Cassiana Martins)

Monografias de alunos da Famecos foram premiadas em concurso da ABRP (Foto: Cassiana Martins)

Na lista de vencedores da 31ª edição do Prêmio ABRP – Concurso Universitário Nacional de Monografias e Projetos Experimentais de Graduação e Pós-Graduação está escrito, cinco vezes, o nome da PUCRS. Os responsáveis por isso são cinco estudantes de Relações Públicas da Faculdade de Comunicação Social (Famecos). Em diferentes subcategorias, Deisi Conteratto, Paula Passos, Eliziane Vezzosi, Aline Pinzon e Anderson Camargo conquistaram primeiros, segundos e terceiros lugares na mostra de monografias.

Por trás dos trabalhos premiados, há muitas histórias. Até mesmo a entrega dos troféus – que aconteceu no Teatro do CIEE, em São Paulo, em 27 de setembro – trouxe algumas curiosidades. Paula Passos, primeiro lugar em uma das subcategorias, se surpreendeu quando descobriu que teria de fazer um discurso. Decidiu contar um caso que aconteceu em uma das vezes que foi ao Complexo do Alemão, onde polícia pacificava uma comunidade vizinha e houve tiroteios. “Eu estava apavorada. Um menino de oito anos ficou do meu lado, conversando comigo. Ele me falou que era o que a mãe fazia quando ele era mais novo”, conta. A estudante é apaixonada pelo Rio de Janeiro. Esse foi um incentivo para tratar dos portais de comunicação do Alemão em sua monografia. “Desde criança, meus pais me ensinaram a olhar para os dois lados. Não só quando atravesso a rua, mas também em outros momentos da vida”, afirma. Tentou, assim, registrar outro ponto de vista na comunidade.

Anderson Camargo, terceiro colocado na subcategoria Setor Público, desenvolveu seu trabalho a partir de experiências pessoais. O estudante, que tem problemas auditivos, decidiu o tema de seu TCC após enfrentar dificuldades para conseguir um emprego. “Achei que era um assunto interessante, por ser atual, mas ainda pouco explorado em aspectos de comunicação e relacionamento. Além disso, me atraiu por estar ligado à minha vida pessoal”, explica. A monografia procurou mostrar a necessidade de uma comunicação interna dirigida a cada tipo de empregado – e não em massa, como é o costume –, para abranger a todos os funcionários, tenham eles alguma deficiência ou não.

O tema da monografia de Eliziane Vezzosi, que lhe rendeu um segundo lugar no concurso, foi algo pelo qual sempre se interessou: as Relações Públicas Internacionais. “Felizmente, a (empresa) Marcopolo me recebeu. Foi, sem dúvida, uma grande oportunidade de ver na prática o que estava estudando”, conta Eliziane. Segundo ela, o incentivo e companheirismo da orientadora, Ana Roig, possibilitou a conquista – e o prêmio mostra o quanto valeu a pena o trabalho. “Não existem palavras que descrevam a sensação de reconhecimento a algo que você se dedicou tanto”, afirma.

A vencedora da subcategoria Setor Público, Deisi Conteratto, definiu o tema de seu TCC a partir de um interesse que surgiu em um estágio, durante sua graduação. A área pública atraiu a estudante. Fez, inclusive, com que ingressasse em outro curso, de Políticas Públicas, na UFRGS. “Em um primeiro olhar, os cursos de RP e Políticas Públicas não se interligam. A monografia foi o meio que encontrei para legitimar a atividade de RP em um processo que vem tomando forma e visibilidade na área pública, a governança eletrônica (e-government)”, explica Deisi. Segundo ela, o planejamento simplificou o trabalho. “Organização e concentração por algumas semanas e tchau, faculdade”, brincou.

Já o desejo de se desafiar foi o que incentivou Aline Pinzon, segunda colocada em outra subcategoria, a escolher a avaliação, mensuração e retorno de investimentos dentro da comunicação como assuntos de seu trabalho de conclusão. “Quando percebi que poderia unir Relações Públicas, marketing e comunicação com ênfase nas suas três principais vertentes – mercadológica, institucional e interna -, optei na hora pelo tema”, conta. O maior desafio de Aline foi encontrar empresas que exemplificassem os assuntos ou que estivessem dispostas a revelar as informações necessárias à pesquisa. O prêmio da ABRP superou as expectativas da estudante.”Senti orgulho por pertencer e levar o nome da Famecos junto comigo. Foi uma experiência inesquecível”, revelou.

O concurso é realizado anualmente, desde 1982. Além da categoria Monografia de Graduação, ainda há outras duas: Projeto Experimental de Graduação e Monografias e Projetos de Intervenção de Pós-Graduação. Estudantes de universidades de todo o Brasil podem enviar seus trabalhos para avaliação. Abaixo, detalhes dos prêmios conquistados pelos estudantes da Famecos:

Vencedor (subcategoria Setor Público)
Deisi Conteratto
Monografia: Apropriação das ferramentas de Relações Públicas no processo e-government: estudo de caso com quatro secretarias do governo do Rio Grande do Sul
Orientador: Nelson Fossatti

Vencedor (subcategoria Terceiro Setor)
Paula Weyh dos Passos
Monografia: Plano de comunicação em relações públicas para o desenvolvimento de um novo perfil de portal de comunicação no complexo do Alemão: estudo de casos dos portais Deslocando Ideias e Voz das Comunidades
Orientador: Nelson Fossatti

2º lugar (subcategoria Setor Privado)
Eliziane Lettieri Vezzosi
Monografia: O processo de internacionalização da Marcopolo sob a ótica das Relações Públicas Internacionais
Orientadora: Ana Maria Roig

2º lugar (subcategoria Estudos da Comunicação Organizacional e R.P.)
Aline Menezes Pinzon
Monografia: Avaliação e mensuração nos processos de comunicação
Orientadora: Souvenir Dornelles

3º lugar (subcategoria Setor Público)
Anderson Dasoler Camargo
Monografia: As Relações Públicas e a inclusão social das pessoas com deficiência nas organizações – Estudo de caso CEEE
Orientador: Nelson Fossatti

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org