Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
XII Seminário Internacional da Comunicação
8 de novembro de 2013

Cinco lições para a comunicação em rede

Palestra de Howard Rheingold encerrou o Seicom 2013
Por Lucas Leffa e Samuel Lima
Howard Rheingold apontou cinco aprendizados para melhorar a comunicação na rede (Foto: Gabi Revoredo)

Howard Rheingold foi o último palestrante do XII Seminário Internacional da Comunicação (Foto: Gabi Revoredo)

A conferência de encerramento do XII Seminário Internacional da Comunicação reservava algumas surpresas para o público na noite de quinta (7). Como o contraste entre o bigode e os cabelos brancos do palestrante e suas roupas extravagantes e coloridas. Mas não só pela aparência o professor da Universidade de Stanford Howard Rheingold ficará marcado no evento. Com um discurso leve, bem humorado e cheio de exemplos, o americano apresentou as cinco formas de aprendizado necessárias para melhorar a comunicação em rede: atenção, participação, colaboração, consumo crítico e consciência de rede.

Rheingold estuda há mais de três décadas a internet. Neste tempo, além de se inserir no mundo virtual, acompanhou o crescimento de sua filha em conjunto com as redes sociais. Construiu sua teoria através dessa observação, de pesquisas e de experiências em sala de aula.

Para o pesquisador, todos somos multitarefas. Porém, na maior parte do tempo, isso não é o ideal. Em uma rede saturada de informações, é necessário manipular a atenção de acordo com suas prioridades. Didaticamente, Rheingold explicou que a atenção pode ser treinada. “Procurem respirar e não tomar decisões automáticas. Direcionem a atenção para a intenção”, aconselhou.

O pensamento crítico também é essencial para o bom aproveitamento da internet. Com uma série de exemplos, como um site que dizia se uma pessoa estava grávida ou não pelo nome (Rheingold digitou Joe e o resultado foi positivo) o professor chegou a afirmar que precisamos de um detector de porcarias. Ressaltou, ainda, a importância de valores tradicionais do bom jornalismo nessa dinâmica. Conceitos como triangulação e checagem se tornaram chave para navegar na rede.

A participação e a colaboração, bases do sucesso da internet, são ideias que o pesquisador defende. “Não apenas consuma. Crie”, afirmou. Com isso, a curadoria – habilidade de selecionar a melhor opção e formatá-la de acordo com suas preferências – se torna cada vez mais importante. “A participação é diretamente proporcional à inteligência coletiva”, afirmou Rheingold, fazendo referência à palestra que abriu o seminário, ministrada por Pierre Lévy.

O último aspecto essencial para melhorar a comunicação virtual é a consciência na rede. Para o professor, conhecer as ferramentas e como as relações na internet funcionam é indispensável. Manter vínculos fortes e fracos, incentivar a diversidade de opiniões e tornar a reciprocidade um hábito são meios eficazes para isso. “O futuro da democracia talvez esteja na conscientização dos indivíduos ao se conectarem”, disse.

Os três dias do XII Seminário Internacional de Comunicação tiveram dez conferências, palestrantes de diferentes nacionalidades, 13 grupos de trabalho e 512 pessoas inscritas. A próxima edição do evento acontece em 2015.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org