A parceria entre a Kinepoliticom – que reúne os alunos da pós-graduação da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS – e a Sala de cinema P.F. Gastal terá a segunda apresentação do Cine Político: sessões mensais de filmes políticos, seguidos de debates com convidados. A próxima sessão ocorrerá na quarta-feira (28), às 20h, na Sala de Cinema P.F. Gastal, na Usina do Gasômetro. O filme apresentado será Vlado – 30 anos depois, dirigido por João Batista de Andrade e lançado em 2005.
Além disso, haverá a apresentação do curta-metragem Marimbás, que foi produzido pelo próprio Herzog no ano de 1963. O curta tem como tema as formas primitivas de pesca na praia de Copacabana. O palestrante presente será Ayrton Centeno e a mediação será feita por Rafael Valles. A entrada é gratuita e vale como horas complementares.
O documentário conta a trajetória de Vladimir Herzog, jornalista que foi torturado e morto durante a Ditadura Militar. A narrativa conta com depoimentos significativos de familiares, amigos e colegas de trabalho de Herzog.