Aníbal Damasceno Ferreira, ex-professor da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS , faleceu, na manhã de quinta-feira (11), no Hospital São Lucas da PUCRS. Cineasta tinha 80 anos e era referência para diversas gerações de estudantes de Cinema e Comunicação.
Ferrreira e o Curso Superior de Tecnologia em Produção Audiovisual (Teccine) da Famecos são indissociáveis. O ex-professor ajudou a construir o curso no qual lecionou por 30 anos. “Foram gerações inteiras de cineastas que passaram por suas mãos”, comenta Carlos Gerbase, professor do Teccine. Ferreira também deu aulas para outros cursos da Famecos. “Ele dizia que podia sintetizar o cinema em cinco aulas, mas é claro que levava todo o semestre”, conta Gerbase.
Gerbase pronunciou-se em sua página no Facebook: “Meu primeiro professor de cinema, mestre de várias gerações de realizadores gaúchos, figura histórica da FAMECOS, especialista em Machado de Assis e Nelson Rodrigues, roteirista de filmes de Teixeirinha, intelectual do primeiro time e amigo generoso faleceu nesta manhã. Um pouco do cinema gaúcho morre com ele. Um dia muito triste para mim e para todos seus ex-alunos.”
O velório começa esta noite às 18h30 na capela D do Cemitério São Miguel e Almas, e o enterro acontece na sexta-feira (12), às 11h da manhã.