Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FANTASPOA
4 de maio de 2012

Cinema Fantástico em Porto Alegre

Por Cristina Fragata
(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Começa nesta sexta-feira (4) a oitava edição do Fantaspoa, o Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre. Nascido da ideia de promover um festival dedicado ao gênero fantástico, o evento homenageará neste ano os diretores norte-americanos David Schmoeller e Stuart Gordon. Além da exposição de 150 longas e curtas provenientes de 32 países, a programação conta com a apresentação de um curso teórico, ministrado pelo jornalista e pesquisador de cinema Carlos Primati, e com a exposição da série fotográfica Demons Divas, de Kasha Lee.

Nervo Craniano Zero, filme dirigido por Paulo Biscaia Filho, abrirá o festival às 19h de sexta-feira, no Sindicato dos Bancários (CineBancários). No longa de terror brasileiro, uma escritora de sucesso tem uma ideia para evitar o surgimento de bloqueios criativos: a implantação de um chip indutor de descargas de dopamina que geraria surtos de inspiração. Para refletir sobre questões levantadas pelo longa, o diretor e a atriz Uyara Torrente participarão de um debate após a sessão.

“Para o aluno da Famecos, é muito importante a experiência de um evento cuja principal característica é a diversidade ”, afirma o professor do curso de Produção Audiovisual Carlos Gerbase, da Faculdade de Comunicação (Famecos) da PUCRS. Segundo Gerbase, a curadoria do festival é bem ousada e isso explica o sucesso do festival, que sempre traz para as salas de cinema da cidade filmes que dificilmente chegariam às telas por não se encaixarem no perfil do cinema comercial.

Da perspectiva do estudante de Produção Audiovisual, as sessões comentadas por diretores e especialistas são um dos principais pontos do encontro. “Para quem se propõe a fazer cinema, é interessante ouvir as experiências de quem consegue realizar boas produções com baixo orçamento, que é o caso de muitos dos longas em cartaz”, declara o aluno do terceiro semestre Alessandro Deretti.

São várias as mostras deste ano, incluindo a Apocalipse Zumbi, que pega carona na popularidade da temática. Contudo, a principal novidade na edição deste ano fica por conta da mostra Panorama, com 11 obras, que, apesar de não serem explicitamente fantásticas, apresentam temáticas incomuns.

As atividades do festival se encerram no dia 20 de maio com a exibição de 12 filmes, entre eles, o polêmico Centopeia Humana 2. Serão quatro espaços de exibição: CineBancários, Cine Santander e as Salas Eduardo Hirtz e Paulo Amorim, da Casa de Cultura Mário Quintana. Os ingressos custam R$ 5 e podem ser adquiridos meia hora antes do começo de cada sessão.

A programação completa do Fantaspoa pode ser encontrada no site do festival.

Tag(s) da matéria: , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org