No painel “C: A nova classe média”, realizado na quinta-feira, 10, na Arena da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, o executivo de contas da Rádio Farroupilha Alexandre Almeida afirmou que a classe C, hoje maioria no Brasil, também é a que mais consome no país. Ao lado da colega Aline Consentins, analista de planejamento das rádios Cidade e Farroupilha, o palestrante mostrou que, desde 2002, a nova classe média cresceu três vezes mais do que a população brasileira, em porcentagem.
A classe C hoje é formada pelas famílias com renda mensal de três a dez salários mínimos. Atualmente, consome 31% do que é produzido no Brasil. Para Almeida, é preciso aprender a dialogar com esse consumidor emergente. “Na rádio em que trabalho, os comunicadores falam meu amigo, minha amiga. O ouvinte entende quem está do lado dele”. No painel, os palestrantes reforçaram que a comunicação com a classe C precisa ser direta e simples, e deve abusar da repetição. “Não é o tipo de comunicação que ganha prêmio”, destacou Aline.
A palestra “C: a nova classe média” foi organizada pelas alunas de RRPP da Famecos Luísa Gobbo, Gabriela Frizzo, Gabriele Boccardi, Luiza Leal Vargas e Monique Davila Cardoso. Elas cursam a disciplina de Planejamento e Produção de Eventos, que estimula a organização de um minievento como atividade curricular. “Esse é um assunto que está em alta e que queríamos trazer à faculdade”, destacou Monique.