Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
PAPO EXP
2 de setembro de 2010

Cláudia Tajes na Famecos

Por Natália Otto

Cláudia Tajes“Tenho que pensar em tantas coisas que às vezes acabo não pensando em nada”. Essa é a publicitária Cláudia Tajes, que não perde o bom humor nem mesmo quando fala de sua agitada rotina. Haja fôlego para pensar em tudo: ela é redatora, escritora, roteirista e ainda encontra tempo para participar do Sarau Elétrico e manter uma coluna quinzenal na Zero Hora. Mesmo com a agenda cheia, ela esteve na Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, nesta quarta-feira, primeiro de setembro, para participar da quarta edição do Papo Exp.

Cláudia conversou sobre sua carreira com alunos do Espaço Experiência. O início de sua trajetória na comunicação já é diferente da maioria: sem ter se formado nem em jornalismo, nem um publicidade – embora tenha cursado um pouco de ambos –, ela entrou para uma agência publicitária graças aos seus textos, que agradaram ao diretor de criação. “Isso foi em 1985, e as coisas eram muito diferentes”, explica. “Hoje é impossível entrar no mercado sem um portfólio com, no mínimo, os trabalhos feitos na faculdade”, ressalta.

Sempre trabalhando como redatora, Cláudia conta que começou a fazer “publicidade inovadora, que a gente se orgulha” quando entrou na agência Nova Forma. Lá, foi responsável pela propaganda de uma rede de motéis, que usava frases bíblicas em seus anúncios. Para a época, algo muito polêmico. “Com 20 anos, a gente escreve um palavrão em um outdoor e acha que salvou a pátria”, brinca.

Ficando mais reconhecida, entrou para a DCS, uma das maiores agências de publicidade de Porto Alegre. Está lá até hoje, ora fazendo campanhas para grandes empresas, ora escrevendo cartões para o Papa e o Nelson Mandela – a pedido de algum cliente, claro. Ela tem tantas histórias para contar que não é surpresa que faça sucesso também em outra carreira: a de escritora.

Com sete livros publicados, “três medonhos e quatro mais ou menos” como qualifica a própria escritora, Cláudia conquistou um enorme número de leitores com histórias cômicas, em sua maioria sobre mulheres com vidas complicadas. “Acho mais legal escrever sobre o que dá errado”, conta. Seu livro de maior sucesso até agora, A Vida Sexual da Mulher Feia, foi publicado em oito países e aguarda uma adaptação para o cinema, juntamente com Vida Dura (cujo protagonista será, ao que tudo indica, Lázaro Ramos). Outra obra, Louca Por Homem, tornou-se uma minissérie da HBO e seu último trabalho, Só as Mulheres e as Baratas Sobreviverão, foi adaptado para o teatro.

A respeito do sucesso de suas histórias em outros meios, Cláudia explica: “Não existem roteiristas para escrever diretamente para os diretores, então eles ficam garimpando nos livros”. Ela fala que a profissão de roteirista é uma ótima alternativa para quem gosta de escrever, pois há muita demanda e pouca gente preparada para realizá-la. Nesta área, a publicitária já trabalhou ao lado de nomes como Jorge Furtado, Fernando Meirelles e Daniel Filho.

Quando questionada sobre as atividades do Espaço Experiência, seu caráter multidisciplinar, Cláudia disse que “nas agências, ainda se pensa muito com a cabeça de publicitário”. Ela explicou que há uma dificuldade em, por exemplo, manter dentro da própria empresa uma assessoria de imprensa: “esse contato traria muito benefício. Na publicidade, por exemplo, só se tem referência de publicidade”, diz. “Todo mundo sabe quem foi premiado em Cannes, mas ninguém sabe o básico de conhecimentos gerais”, comenta.

Em relação às novas tecnologias, Cláudia assume: “sou do tempo de Gutenberg, curto um anúncio”, brinca. As idéias, para ela, ainda são mais importantes do que a maneira de veiculá-las. Ao ser indagada sobre o futuro da publicidade ela aconselha: “deverá ser tratá-la de maneira divertida, como forma de entretenimento”. O que não parece ser uma tarefa difícil para Cláudia Tajes.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org