Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
JORNALISMO
18 de abril de 2016

Cobertura do impeachment proporciona experiência

Salão Verde da Câmara dos Deputados reuniu profissionais de imprensa no último domingo (17)
Por Nicolle Timm
Foto: Luisa Zelmanowicz

Estudantes que integram o Editorial J, laboratório de jornalismo da Famecos, realizaram a cobertura da votação e dos protestos no domingo (17) (Foto: Luisa Zelmanowicz)

A pauta deste domingo (17) foi a votação para a abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Desde 1992, quando o voto foi pela destituição de Fernando Collor, o plenário da Câmara dos Deputados não vivenciava uma situação idêntica. Aberta às 14h, a sessão teve 367 votos favoráveis ao impeachment da Presidente Dilma Rousseff e 137 votos contrários. Neste final de semana, o Salão Verde do plenário da Câmara dos Deputados estava repleto de jornalistas.

A Rádio Gaúcha, por exemplo, mobilizou 60 profissionais para trabalhar na cobertura da votação. Silvana Pires, jornalista da rádio, transmitiu as informações direto do Congresso. Há quase um ano e meio trabalhando em Brasília, Silvana acompanha o processo desde que o presidente da Câmara Eduardo Cunha aceitou o pedido de impeachment, em dezembro de 2015. Ela afirma que participar dessa cobertura é muito gratificante e que é uma história para contar para o resto da vida. “É algo para marcar a carreira de qualquer jornalista”.

O Editorial J, laboratório de jornalismo da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, fez a cobertura da votação e dos protestos que ocorreram simultaneamente em Porto Alegre. Com 17 integrantes, os estudantes desenvolveram uma cobertura colaborativa. Bibiana Garcez, aluna do 5˚ semestre de Jornalismo da Famecos, foi uma das repórteres. Apesar de já ter feito outras coberturas de protestos, ela define o trabalho como o momento político da sua vida. As palavras-chave são experiência e conhecimento. “Vendo de fora, jornalismo parece ser fácil, mas não é. A qualquer momento tudo pode mudar”.

Guilherme Oliveira, diplomado em Jornalismo pela Famecos, também participou da cobertura. Em Brasília, ele produziu conteúdo para o programa Correria, veiculado no Facebook. “Caracterizo 17 de abril como um dia histórico”, afirma explicando que o Brasil está dividido e que isso foi materializado através do muro erguido que divide a Esplanada dos Ministérios ao meio para evitar conflitos. O Correria é uma mídia alternativa criada e desenvolvida por ele e por Lucas Petter, graduando de Publicidade e Propaganda na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A cobertura do veículo envolveu apenas entrevistados contra o impeachment da presidente. Uma das fontes foi Vagner Freitas, presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Ele conta que, nessas horas, ser uma mídia alternativa facilita o acesso a determinados depoimentos. “Esse momento significa mais do que nunca a vontade de mudar e construir uma mídia diferente”, diz.

O diretor de Redação do Jornal Correio do Povo, Telmo Flor, destaca que é preciso ter ciência de que está se fazendo uma edição histórica. Ele afirma que o Jornal buscou o foco no que isso representa no Rio Grande do Sul. Telmo fazia edição de capa durante o processo de impeachment de Collor e diz que foi algo marcante. Ele compara os dois acontecimentos e lembra que naquela época era algo totalmente novo no Brasil, enquanto hoje se tem a referência histórica. Para Telmo, a cobertura online não tem deadline, por isso o impresso deve acompanhar as atualizações. “São dias espetaculares para os jornalistas e dias difíceis para o país”.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org