Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
PÓS-GRADUAÇÃO
16 de setembro de 2014

Começa seminário que celebra 20 anos do PPGCOM

Coordenadores do programa lembraram do começo das atividades, em 1994
Por Juan Domingues
Mesa de professores no Seminário 20 anos PPGCOM Famecos/PUCRS. Foto: Helena Rocha/Famecos/PUCRS

Mesa de professores no Seminário 20 anos PPGCOM Famecos/PUCRS. Foto: Helena Rocha/Famecos/PUCRS

O Seminário Cooperação e Internacionalização em Comunicação, que celebra os 20 anos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, começou na manhã desta terça-feira (16). O primeiro dos quatro períodos do evento, que se encerra ao final da tarde desta quarta-feira, foi de comemoração e lembranças. A abertura do encontro serviu, sobretudo, para ratificar a qualidade do trabalho realizado pelo PPGCOM, que em duas décadas formou 142 doutores e 368 mestres.

A cerimônia de abertura começou com a apresentação do quinteto de metais da Orquestra Filarmônica da PUCRS, no auditório da Faculdade de Informática. Em seguida, a Pró-Reitora Acadêmica, Mágda Rodrigues da Cunha, o Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento, Jorge Audy, o diretor da Famecos, João Guilherme Barone, e a coordenação do PPGCOM, Doris Fagundes Haussen, formaram a primeira mesa da manhã, quando deram boas-vindas a alunos e professores.

Depois, Barone mediou a mesa seguinte, formada pelos quatro professores doutores que coordenaram o PPGCOM nessas duas décadas: Doris Fagundes Haussen, a primeira a comandar o programa, Jacques Wainberg, Antonio Hohlfeldt e Juremir Machado da Silva. Lembraram das dificuldades de se implantar um programa de pós-graduação na Famecos no começo dos anos 90. “Não tínhamos nem número de professores com titulação necessária”, recorda Doris, que voltou a coordenar o PPGCOM em 2014. “No início, implantamos o Mestrado. E no primeiro ano, tivemos 42 inscritos para apenas 20 vagas”, acrescentou. Weinberg disse que os primeiros passos foram de aprendizado, trilhados na base da tentativa e do erro. “Construímos um programa que tem como essência a diversidade de pensamento, de ideologia”, salientou.

Hohlfeldt exaltou o PPGCOM a partir da criação da Revista da Famecos, da Revista Sessões do Imaginário e da Coleção Comunicação, que já soma 47 livros publicados e lembrou que nesses 20 anos, o programa se aproximou de entidades, realizou e participou ativamente de congressos nacionais e seminários internacionais. “Trabalhamos para fortalecer a vinculação entre a Graduação e a Pós-Graduação, por meio de bolsas de iniciação científica”, afirmou.

Coube ao professor Juremir Machado da Silva, coordenador do PPGCOM por mais de uma década elevar ainda mais as qualidades do programa. Segundo ele, o programa da Famecos organiza, a cada dois anos, o melhor seminário internacional em Comunicação do Brasil, com mais de uma centena de convidados internacionais. “A internacionalização é uma marca do nosso programa, é uma rotina. Na área da Comunicação, a Revista da Famecos é a melhor do país, assim como os nossos livros da Coleção Comunicação”, enumerou Juremir, acrescentando que mais de 50% dos estudantes de Mestrado e Doutorado da Famecos têm algum tipo de bolsa e que a média de interessados no programa por ano é de quatro candidatos por vaga.

Contrariado com a redução da nota do PPGCOM de 5 para 4, na última avaliação da comissão responsável pela área na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Juremir fez críticas contundentes. “Toda vez precisamos provar algo a mais. E sempre provamos. Contesto a representação de Comunicação da Capes, que, tecnicamente, fez um trabalho ruim”, afirmou. De acordo com ele, a nota não é condizente com a qualidade do trabalho que se faz na pós-graduação da Famecos. “Ela não é real. Não representa a qualidade do ensino que oferecemos”, disse.

Para mais imagens do evento acesse o flickr do Eu Sou Famecos.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org