Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
CURSO DE VERÃO
6 de janeiro de 2015

Comentário Esportivo acontece em abril

Regis Nestrovski ministra os quatro encontros, que ocorrem de 25 de abril a 23 de maio
Por Rafael Timm
Foto: Pedro Scott

Foto: Pedro Scott

Preparação. Esse é o segredo para o sucesso do comentarista esportivo, segundo Regis Nestrovski. O jornalista, que trabalhou durante 11 anos comentando jogos de basquete e futebol americano na ESPN Internacional, ministra o Curso de Verão Comentário Esportivo na Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS. Os quatro encontros, com 12h/aula, acontecem entre os dias 25 de abril e 23 de maio. As inscrições podem ser realizadas através do site até o dia 20 e até o dia 24 de abril na Educação Continuada, sala 112, prédio 15. O investimento é de R$ 389, alunos e diplomados PUCRS têm desconto. As aulas ocorrem aos sábados, das 9h às 11h30min.

Nestrovski conta que a sua preparação antes dos jogos era intensa. “Lia tudo que podia. Acessava sites, às vezes sem entender a língua, para pegar o feeling da transmissão”, lembra. Quando os jogos eram em Nova York, cidade em que o jornalista residia, ele ia até o ginásio para sentir o clima pré-jogo. Antes das partidas, Nestrovski recebia um almanaque da ESPN com todas as informações do evento, jogadores e etc. Para as transmissões de futebol americano, conversava com ex-jogadores que ficavam no mesmo hotel em que estava hospedado. “Saber ouvir é essencial. Ter humildade também”, destaca. Segundo ele, a intenção era passar ao telespectador o ambiente do jogo e as informações mais detalhadas possíveis. Para o jornalista, a principal diferença entre a transmissão esportiva americana e brasileira é a preparação. “Os americanos levam a coisa mais a sério. Lêem muito e têm bons contatos”, avalia. Outro ponto essencial para uma boa transmissão é o bom humor.

Em 2012, Nestrovski foi convidado para comentar em inglês o jogo da pobreza, entre os amigos de Ronaldo e os amigos de Zidane, na Arena do Grêmio. Porém, a emissora não encontrou narrador para a transmissão, então, o jornalista decidiu assumir as duas funções. Durante 2h20min, narrou e comentou o jogo para 177 países, com apenas o auxílio de seu produtor. Segundo Nestrovski, foi muito gratificante o resultado de seu trabalho, pois só havia comentado em inglês pela ESPN no Campeonato Brasileiro, mas não narrado.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org