Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
COMUNICAÇÃO
3 de abril de 2017

Como ser relevante no jornalismo atual?

O assunto foi tema de debate com a participação da professora da Famecos Fernanda Cristine Vasconcellos
Por Júlia Bueno
(Foto: Clarissa Menna Barreto)

A tecnologia está cada vez mais presente no fazer jornalístico (Foto: Clarissa Menna Barreto)

A capacidade de adaptação do jornalismo frente às novas possibilidades tecnológicas, culturais e econômicas do mundo contemporâneo é algo visível. Conforme levantamento divulgado pela Revista Forbes, feito pelo escritor e consultor de desempenho empresarial Bernanrd Marr, o volume de dados criado na internet nos últimos dois anos é maior do que a quantidade produzida em toda a história da humanidade. Mas o que isso significa? Atualmente, os profissionais da imprensa buscam de forma constante novas perspectivas para realizar a atividade jornalística. Entretanto, mantêm a essência da profissão, de uma forma que preze pela veracidade das informações, assim como pelas diretrizes éticas e pelo debate público.

Fernanda Cristine Vasconcellos, professora da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, falou na última quarta-feira (29) sobre como esse comunicador pode se reinventar no jornalismo atual, durante encontro realizado pelo Grupo Digital do RS e que teve também como convidados os jornalistas Paulo Germano, colunista de Zero Hora, e Barbara Nickel, doutoranda em Comunicação pela UFRGS. FêCris explicou a importância de divulgar conteúdos úteis e não genéricos para o público, além de lidar com ele de maneira singular. “É importante entender sobre o que queremos falar e para quem”, pontua, a respeito da linguagem utilizada nos veículos jornalísticos tradicionais.

A respeito do processo de mensuração em redes sociais, a professora ressalta a necessidade de compreender a complexidade do assunto: “Fazer propaganda utilizando a visibilidade de um veículo baseado no número de likes e compartilhamentos que ele tem não basta. É preciso desvenda-lo, entender o significado dos dados – tanto positivos quanto negativos – e utilizá-los para o bem do público, e não da empresa”. Quando o assunto é o boom do empreendedorismo, FêCris comenta sobre os diferentes horizontes que a profissão permite alcançar. Descontraída, ela ressalta o leque de possibilidades do jornalismo no universo digital, o que permite ao profissional trabalhar em diversas frentes. “Vocês precisam enxergar que existe vida fora das redações tradicionais e dos lugares que antes eram a única opção”, alerta.

Aos olhos do professor da disciplina de Fotojornalismo da Famecos Eduardo Seidl, é preciso se perguntar: o que é ser relevante no jornalismo? O docente comenta que, para uns, ser relevante é ser importante socialmente ou útil para o interesse público, enquanto para outros é ser lembrado ou ainda atingir metas de venda. No seu ponto de vista, é importante não se tornar refém do imediatismo digital – o que chama de “ter mais e em primeiro lugar” – , decorrente da velocidade capitalista que as notícias são divulgadas. “O maior erro é consumir informação sem enxergar o todo. Com a busca pelo primeiro clique, ser justo no que se diz, realizar uma apuração coerente, além de se ater aos detalhes fica em segundo plano”, critica. Sobre o aspecto da fotografia, Seidl pontua a importância de capturar imagens com os mesmos cuidados, respeitando as pessoas, e fugir ao máximo do “jornalismo descartável e efêmero”.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org