Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
DEBATE
25 de novembro de 2014

Como será o futuro das Relações Públicas?

Estudantes discutirão os prós e contras das mudanças na profissão em conversa aberta
Por Giovana Fleck
Foto: Edissa Waldow

Foto: Edissa Waldow

Organizada por iniciativa estudantil, a Conversa sobre a Flexibilização da Profissão de Relações Públicas ocorre no dia 2 de dezembro (terça-feira) no segundo andar da Faculdade de Comunicação Social (Famecos), sala 205, das 18h às 19h30min. O evento procura analisar os impactos negativos e positivos das possíveis mudanças da Lei N. 5.377.

Vigorando há mais de 47 anos, a lei regulamenta o exercício profissional da atividade de Relações Públicas, estabelecendo quem pode exercer as atividades previstas e quais são os requisitos. Porém, por conta de pressões das instituições de ensino e do próprio mercado, o Conselho Federal de Relações Públicas (Conferp) propôs uma atualização da regulamentação. Essa mudança deverá ser aprovada até o início de 2016 em votação restrita a quem exerce a função de Relações Públicas e está regulamentado no sistema do Conferp. A reformulação do sistema de leis prevê a aproximação das práticas internacionais da profissão, garantindo maior respeito e credibilidade aos profissionais de Relações Públicas. Desorganizadas, as propostas ainda não estão integralmente estabelecidas e a votação foi adiada para o primeiro semestre de 2015.

Brenda Menine, estudante de RRPP da Famecos da PUCRS, acredita que a participação discente é tão vital no assunto quanto a opinião dos profissionais que votarão. Propondo o maior envolvimento dos futuros colegas de profissão, Brenda decidiu organizar  um espaço para a dissolução de opiniões de quem vai atuar sob essas regras em um futuro próximo. Contando com a parceria da Prof. Denise Avancini Alves, coordenadora do Curso de Relações Públicas da Famecos, o evento pretende esclarecer dúvidas e definir a posição dos participantes. “Muitos colegas não sabem do que se trata e precisam conhecer o assunto para ter uma opinião”, afirma Brenda.

A presença dos recém-formados também foi requisitada. Segundo Denise, a discussão deve permear a área acadêmica, porém sem a influência dos professores. “Posteriormente será aberto um espaço para o debate dos docentes sobre o que foi abordado no evento”, afirma a professora. As conclusões dos alunos e, também, dos professores devem definir a posição da Famecos no assunto. “Esse processo é legítimo e natural”, conclui Denise.

A CONFERP é responsável pela atualização das informações sobre a reformulação da Lei. Mais informações podem ser conferidas no site.

 

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org