Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
EVENTO
17 de outubro de 2016

Como viver de freelancer?

Jornalista Luciane Costa ministrou palestra sobre os desafios desse mercado empreendedor
Por Bianca Gross
(Foto: Mariana Corrêa)

Palestra promovida pelo Idear aconteceu na sexta-feira (14) (Foto: Mariana Corrêa)

Na última sexta-feira (14), o auditório da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS recebeu a palestra Vivendo de Freela na Comunicação. A jornalista e especialista em Inbound Marketing e Conteúdo Digital, Luciane Costa, falou sobre as opções de carreira e tirou dúvidas sobre os desafios de trabalhar como profissional autônomo. A mediadora do evento foi Ana Cecília Nunes, professora da Faculdade e coordenadora de atividades acadêmicas do Idear, laboratório de ensino que valoriza a cultura empreendedora.

Formada em 2011, Luciane vivenciou diferentes áreas da Comunicação. Estagiou como repórter no Jornal do Comércio, atuou na agência ComunicaSul, na organização AIESEC, foi vendedora e também coordenadora de conteúdo digital da Viva Real. Insatisfeita com a carreira profissional, a jornalista abandonou o modelo tradicional de trabalho para viver de freelancer full time. Para muitos, uma loucura, mas para ela, uma forma de trabalho que tem conquistado cada vez mais espaço no mercado.

São cinco passos principais para ingressar nesse caminho, segundo Luciane. O primeiro é analisar em qual área você se destaca e entender o perfil que as vagas estão buscando. Depois, é necessário começar. Os três passos seguintes são divulgar, produzir e formalizar-se. Para ela, a base para se tornar um freelancer é certificar-se, inscrever-se em plataformas, como 99freelas, workana, e deixar que o mundo conheça as qualificações que você tem a oferecer.

Em contraponto, a jornalista também falou das dificuldades em estipular o valor a ser cobrado. Para isso, saber quanto tempo você leva para realizar uma atividade, descobrir quanto você ganharia como colaborador de uma empresa e conhecer os preços dos concorrentes são aspectos fundamentais. “Um freelancer deve se posicionar pela qualidade de seu trabalho e não pelo preço que cobra.” A sugestão de Luciane é a calculadora freela workana, ferramenta utilizada para calcular o valor adequado a partir de estimativas de preços praticados no mercado.

Hoje, Luciane é proprietária da Realize – Conteúdo de Resultados e fundadora do blog Vivendo de Freela, espaço de dicas e aprendizados sobre as experiências de sua carreira. “Ajuste seu estilo, acorde e durma na hora certa, utilize ferramentas e gaste energia”. É o que Luciane aconselha a quem deseja dedicar sua vida profissional a ser freelancer.

Tag(s) da matéria: , , , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org