Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
24º SET UNIVERSITÁRIO
14 de setembro de 2011

Comunicação interna e externa é assunto de palestra do SET

Por Leo Urnauer
Analisa e Carneiro falam sobre relacionamento ao auditório lotado

Analisa e Carneiro falam sobre relacionamento ao auditório lotado

“Comunicar valores, não produtos”, foi como Eraldo Carneiro começou sua fala na palestra “Valor de uma marca: a aposta no relacionamento”. Segundo o gerente de planejamento e gestor em comunicação da Petrobras, esse é o primeiro passo para atingir o objetivo da comunicação interna e externa das empresas: a felicidade de seus funcionários e dos clientes. Ele e Analisa de Medeiros Brum, diretora e socio-fundadora da HappyHouseBrasil, falaram por duas horas sobre relacionamento coorporativo. A palestra, que foi mais uma atividade do 24º SET Universitário, ocorreu na manhã quarta-feira (14), às 9h, no auditório da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS.

Analisa iniciou apresentando a trajetória da HappyHouseBrasil que realiza ações de comunicação interna para grandes empresas. Criada em Porto Alegre há 11 anos, a Happy é pioneira no Brasil neste tipo de trabalho. Com a conta fixa de 24 grandes coorporações, como Renner, Vale e Phillips, a diretora pensa que, apesar do panorama atual valorizar a tecnologia, é a simplicidade a melhor forma de alcançar uma boa comunicação. Para justificar esse ponto de vista, ela mostrou ideias de sua empresa desenvolvidas para endomarketing.

Por outro lado, Carneiro buscou falar de comunicação externa. O gerente da Petrobras trouxe duas divisões para valores dentro do relacionamento com o público: os tangíveis, como preço, e os intangíveis, como responsabilidade social e ambiental. Para ele, o segundo é o que faz a diferença frente às marcas com qualidade parecida. A consequência disso, segundo ele, é um cliente muito mais identificado com os produtos: “todos querem um público engajado, que defenda a empresa de críticas de amigos e familiares”, considera.

Peguntado sobre a melhor maneira para se transmitir responsabilidade social em uma empresa que polui o meio ambiente como a Petrobras, Carneiro destaca a transparência. “Transmitimos claramente que somos uma empresa de petróleo e energia não renovável, mas, ao mesmo tempo, passamos o que está sendo feito de bom para a sociedade. Tempos atrás, em uma pesquisa com jovens, eles disseram que a primeira ideia que relacionam com a marca da Petrobras é o fato de ser uma grande patrocinadora cultural. Isso me deixa muito feliz”.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org