Ian Parry foi um fotojornalista tragicamente assassinado aos 24 anos enquanto cobria a queda do ditador romeno Nicolae Ceausescu, em 1989, para o The Sun Times Magazine. Vinte e seis anos depois, a memória de Parry está viva. Isso porque seu amigo Aidan Sullivan e seus familiares eternizaram o fotógrafo com um programa chamado The Ian Parry Scholarship.
O programa é uma competição internacional realizada anualmente com o intuito de incentivar fotógrafos documentaristas a desenvolverem projetos e aumentarem sua visibilidade no mercado mundial de fotografia. Os interessados devem ser recém-graduados ou matriculados em um curso de fotografia e ter até 24 anos. O participante precisa enviar o seu portfólio de até 12 imagens e um briefing do projeto, com as ideias que pretende fotografar. O fim do prazo para as inscrições se encerra em 14 de julho de 2015. Os finalistas ganham 500 euros.
O vencedor ganha 3,5 mil euros, a concretização do seu projeto, um equipamento Canon e um lugar na lista final de indicados da World Press Photo para o Joop Swart Masterclass – uma aula ministrada em Amsterdã pelos melhores fotojornalistas do mundo para apenas 12 fotógrafos. Os finalistas terão seus trabalhos publicados no The Sunday Times Magazine. A ficha para inscrição está no site.
Professor de fotojornalismo da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, Eduardo Seidl diz que é uma oportunidade muito boa para o jovem trabalhar e evoluir. Ele explica que é uma bolsa para a execução de projetos experimentais.