Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
COMUNICAÇÃO
17 de abril de 2017

Veja como uma relações-públicas foi parar na Engenharia

Vitória Machado atua em área incomum para uma estudante de RP
Por Manoella Almeida
Laboratório funciona da Faculdade de Engenharia da Universidade (Foto: Clarissa Menna Barreto)

Laboratório funciona na Faculdade de Engenharia da Universidade (Foto: Clarissa Menna Barreto)

Saindo das áreas óbvias de atuação de um relações-públicas, Vitória Machado foi parar na Faculdade de Engenharia da PUCRS. A graduanda do sétimo semestre de Relações Públicas da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) trabalha ao lado dos estudantes de engenharia no Laboratório de Eficiência Energética da Universidade (Labee). Juntos, os alunos trabalham no Projeto Uso Sustentável de Energia (USE), organizando palestras, participando de eventos e levando informações sobre sustentabilidade dentro do campus.

“A parte mais importante da minha atuação é disseminar o conhecimento sobre a sustentabilidade para as pessoas por meio das nossas ações nas mídias sociais e palestras que realizamos para a comunidade”, diz. A estudante utiliza sua experiência na área para auxiliar os projetos desenvolvidos no laboratório e, dessa forma, ampliar o alcance de informações relevantes para a comunidade acadêmica. Vitória ainda acrescenta que a oportunidade de trabalhar em uma área menos comum a fez crescer muito como pessoa e profissional.

A atuação dos profissionais de relações públicas em diversos segmentos é indispensável para tornar pública a importância do campo para o desenvolvimento das organizações. “As pessoas têm uma ideia muito fechada do que é Relações Públicas, de que a gente vai trabalhar em grandes empresas com endomarketing, com opinião pública e pesquisa”, afirma Vitória. A graduanda acredita que o trabalho desse profissional é muito mais amplo e, como parte da comunicação, pode se inserir em qualquer lugar sem se prender em áreas mais conhecidas.

 

Entenda o Projeto USE e a sua importância para a Universidade

Foi com o objetivo de levar às pessoas práticas de sustentabilidade, mostrando os impactos causados pelo mal uso de energia, que o projeto surgiu, em 2008, e integrou-se, em 2013, ao Programa Campus + Verde (C+V). A partir desse momento, a inciativa, que possui seis vetores – energia, mobilidade, materiais, água e biodiversidade, uso do solo e efluentes e emissões e resíduos –,  se voltou à PUCRS, envolvendo a comunidade acadêmica na causa.

Projeto cria ações de sustentabilidade na PUCRS

Projeto cria ações de sustentabilidade na PUCRS (Foto: Clarissa Menna Barreto)

O Projeto USE participou, em março de 2017, do evento Virada Sustentável, que tem como propósito gerar mobilização colaborativa em prol da sustentabilidade. Em sua segunda edição em Porto Alegre, o movimento contou com cerca de 100 atrações. Parte da programação, o Projeto USE organizou três atividades, incluindo palestras e um stand, que trouxeram exemplos de como pequenas mudanças de hábitos cotidianos podem impactar a sociedade. Segundo a técnica do LABEE e estudante de Engenharia Civil Carolina Ávila, as ações chamaram atenção de muitos pela forma como o tema foi abordado e explicado.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org