Trabalhos acadêmicos podem se transformar em objeto de discussão na quarta edição do projeto Small Cinemas: Crossing Borders, que ocorre na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), entre 4 e 6 de setembro. O foco principal da conferência é a diversidade da produção latino-americana, sobretudo a relação dos pequenos cinemas – filmes de países distantes do circuito habitual de produção cinematográfica ou com um conteúdo inovador – com a grande indústria. Profissionais e estudiosos da área podem participar como ouvintes ou apresentando algum material até o dia 30 de maio.
O evento ocorrerá de três maneiras: palestras, reprodução de filmes e apresentação das propostas. Denilson Lopes, professor da Escola de Comunicação da UFRJ, e Jorge La Ferla – professor, organizador de exposições e videoartista argentino – ministrarão as palestras. Trabalhos dos cineastas Albertina Carri e Eduardo Nunes estão no roteiro do projeto.
O programa selecionará pesquisas de professores e alunos de ensino superior, concluídas ou não, que correspondam a algum dos seguintes temas: questões estéticas, tecnológicas, técnicas e culturais do cinema. A partir da apresentação das propostas haverá debates. Além disso, resumos de até 300 palavras, três ou quatro palavras-chave, currículo ou vínculo institucional deverão ser encaminhados junto à proposta. O prazo de envio se encerra em 30 de maio.
Universidades do Canadá, Estados Unidos e Romênia já sediaram o programa, que acontece este ano pela primeira vez na América Latina. O envio do material e as inscrições para o evento devem ser providenciados pelo e-mail smallcines@gmail.com.