Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
EVENTO
31 de agosto de 2016

Confiança em instituições foi tema de palestra

Gestor da Edelman Significa, Rodolfo Araújo, falou sobre os resultados do estudo Trust Barometer
Por Júlia Bueno
(Foto: Mariana Corrêa)

Rodolfo Araújo é líder de Pesquisa e Métricas, Conhecimento e Inovação da agência de comunicação Edelman Significa(Foto: Mariana Corrêa)

O Auditório da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS foi palco, nessa terça-feira (30), de mais uma atração do projeto Identidade RP, realizado desde 2015. Rodolfo Araújo, jornalista, mestre em Comunicação e líder de Pesquisa e Métricas, Conhecimento e Inovação da agência de comunicação Edelman Significa, falou sobre o estudo Trust Barometer, que mede o nível de confiança das sociedades de 28 países em empresas, governos, organizações não governamentais (ONGs) e mídia, desenvolvido a partir de 33 mil entrevistas. A pesquisa, que iniciou em 2001, é realizada anualmente pela agência. “Se a principal função dos comunicadores é criar pontes, o principal sentimento que deve pautar essa ligação é a confiança”, destacou, ao introduzir a palestra.

Direcionado à dinâmica de confiança, Araújo metaforiza o processo como uma escada, onde o tamanho dos degraus é o grau de expectativa dos públicos e a distância entre eles, a confiança nos grupos institucionais. Ao afirmar que os resultados de um investimento feito da forma certa sempre aparecem, o jornalista comenta que o grande desafio é estabelecer, principalmente nos dias atuais, relações consistentes. Segundo ele, a construção da identidade de uma instituição se dá em tempo real, o que aumenta a necessidade de atenção no que diz respeito a erros, pois podem, com facilidade, se tornar irreversíveis. Ainda ressalta a importância das organizações em cumprir com o que prometem e conciliar propósito e objetivos financeiros.

Ao utilizar os resultados da pesquisa, o gestor da Edelman Significa exprime que 68% dos entrevistados avaliam as empresas como as entidades mais confiáveis para acompanhar o ritmo de mudanças no mundo, além de 90% concordar que uma empresa deve lucrar ao mesmo tempo em que gera benefícios sociais. Em seguida estão as ONGs, com 59% de confiabilidade e o Governo, que atingiu um nível de apenas 26%. De acordo com Araújo, alguns atributos são fundamentais para um grupo institucional ser percebido como confiável, dentre os quais integridade, engajamento e propósito. “Não é apenas a mensagem que interessa, mas a promessa, a prática e o discurso. Tudo em uma marca comunica”. Esclarece também que as razões para os públicos crerem nas organizações estão correlacionadas com o crescimento econômico dos países, a contribuição para um bem maior e a permissão para o cliente ser um membro produtivo da sociedade.

Sobre os agentes responsáveis por transmitir confiança, o jornalista destaca que a sociedade acredita principalmente em cidadãos comuns, seguido de especialistas acadêmicos, marcas reconhecidas e pessoas com maior autoridade na hierarquia operacional de uma organização, conhecidos como Chief Executive Officer (CEO). Nesse sentido, Araújo conclui que os porta-vozes das instituições devem prezar por valores éticos pessoais. “O CEO deve compartilhar valores, concretizar promessas, ter identidade clara e se manter contemporâneo sempre”.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org