A Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Abrapcorp) existe desde 2006 e trabalha para fomentar a realização e a divulgação de estudos avançados nessas áreas do campo das Ciências da Comunicação. O congresso anual da Instituição está em sua décima edição e ocorre entre os dias 17 a 20 de maio. O evento deste ano tem como tema Comunicação-Economia Criativa-Organizações e acontece no Campus Vila Olímpia da Universidade Anhembi-Morumbi, em São Paulo. Os professores da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, Juremir Machado, Cleusa Scroferneker e Cláudia Moura participam do evento.
Na última quarta-feira (18), Cleusa, que coordena a reunião dos grupos de pesquisa durante todo o evento, esteve presente na abertura do congresso. Cláudia coordenou o Fórum Professores de Comunicação: Produção e Pesquisa. Ambas participaram do Painel Abrapcorp: 10 anos em Pesquisa. Na quinta-feira (19), Juremir Machado integrou o painel Economia Criativa e Desmaterialização da Economia. “Tratamos da produção de riqueza através da cultura”, comenta o professor.
Ainda na quinta-feira, a professora Cleusa participou da sessão de apresentações do Prêmio Abrapcorp para Banca Avaliadora e da 3ª Edição do Prêmio Abrapcorp de Teses e Dissertações. Cláudia participou do Grupo de Pesquisa 1, sobre Comunicação, Pesquisa, Ensino.
Segundo a Professora Claudia, a Abrapcorp contribui para a consolidação da área de Relações Públicas em termos de pesquisa científica e de formação acadêmica, uma vez que é um espaço de diálogo e de produção acadêmica de pesquisadores e docentes. “As expectativas para a 10ª edição são que as pesquisas apresentadas possam contribuir para a rede de pesquisadores da Abrapcorp, fortalecendo a área como um campo científico”, conta.