Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
JORNALISMO
10 de outubro de 2017

Conheça a aluna da Famecos ganhadora do concurso Primeira Pauta ZH

Isabella passou uma semana na sede do Grupo RBS para imersão completa na redação do jornal Zero Hora
Por Victor Eduardo Siviero Alves

Depois de encarar 70 concorrentes e ser selecionada para a última fase, entre os 15 finalistas, Isabella Pesce foi uma das cinco vencedoras do projeto Primeira Pauta ZH. A estudante de Jornalismo conheceu de perto os desafios e a rotina de uma redação e foi estimulada, ao lado dos outros quatro ganhadores, a produzir uma matéria sobre o processo de extinção das fundações zoobotânicas do Rio Grande do Sul dentro do Parque Zoológico em Sapucaia do Sul. Formada em Direito, Isabella sonha com a profissão desde os 12 anos, mas via com dificuldade o ingresso no mercado. Depois de uma pós-graduação, arriscou trocar o escritório e as viagens profissionais pelas redações e atualmente cursa o quarto semestre na Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS.

Isabella concorreu com 70 inscritos e foi uma das ganhadoras do Primeira Pauta ZH (Foto: Vinícius Silveira)

A nona edição do Primeira Pauta ZH contou com 70 inscrições desde o seu lançamento no dia 10 de julho. O jornal Zero Hora propôs que os alunos produzissem uma matéria – em texto e vídeo – sobre a história de vida de idosos com mais de 70 anos. Com o desafio à mesa, Isabella resolveu falar sobre amor a partir de duas histórias distintas de suas vizinhas. “Eu pensei em abordar amor de dois pontos de vista”, explica. Uma de suas vizinhas casou cedo, teve filhos e parou de trabalhar por causa do casamento. O marido da senhora desenvolveu Alzheimer e ela dedicou a sua vida a cuidar dele. A outra, mais independente, segundo Isabella, foi exatamente ao contrário. Nunca quis casar, não chegou a ter filhos e costumava viajar para o Exterior sozinha.

Com a produção do vídeo já em mente, a estudante conta que não foi simples o processo de transpor a matéria em texto para produção audiovisual. “Para mim, é fácil montar as coisas na minha cabeça, mas o fato de filmar e editar gera dificuldade”, relata. Ela recorreu a ajuda de seus amigos Isadora Padoa e Bernardo Speck, ambos alunos de Jornalismo.

Após a euforia de ganhar o concurso e estar entre os cinco estudantes que passariam uma semana na redação, era hora de trabalhar. O desafio foi lançado e Isabella deveria ir até o zoológico de Sapucaia do Sul apurar a situação do ambiente, após a determinação do Governo de extinguir a Fundação Zoobotânica, para depois produzir um caderno de quatro páginas. Ao lado dos outros vencedores, ela deveria conversar com fontes oficiais, extra-oficiais e testemunhas. “A gente tinha que ver em que pé está esse processo, se está andando ou não está. Até mesmo a situação dos funcionários”, comenta.

Ao lado de colegas, Isabella passou uma semana dentro da redação da Zero Hora (Foto: Arquivo Pessoal)

A imersão na Zero Hora marcou a vida da jovem. Ela não só trabalhou durante uma semana, como também vivenciou o dia a dia de uma redação. Ela conta que realizou as mesmas atividades dos jornalistas: teve uma pauta para cumprir, tempo destinado para escrever, produzir um vídeo e visitar o local. Além disso, foram disponibilizados bate-papos e oficinas com profissionais. “Era todo mundo aberto. Todos nos trataram como colegas”, avalia, alegre por ter conversado com jornalistas como Rosane de Oliveira, colunista de Política. “Pudemos sugerir com quem queríamos conversar. Citei o Rodrigo Lopes, editor de mundo do Jornal, e ele topou. Falou por mais de uma hora e meia com a gente”, completa.

Da experiência, Isabella leva a amizade que fez com seus colegas e a afirmação de que jornalismo é o que deseja para o seu futuro. “Estar naquele meio, com aquelas pessoas, vendo o que elas fazem com amor, para mim, foi a certeza de que estou no caminho certo e de que vou até o fim”, revela. Aos atuais alunos de jornalismo, a graduanda aconselha que não tenham preguiça de produzir pauta e participar de concursos desse nível. Para ela, esse momento se destaca no currículo e é uma oportunidade de conversar com os profissionais da área. “Faz muita diferença para a nossa carreira depois. Se esforça agora, porque vai valer para o futuro”, conclui.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org