Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FILHOS DA FAMECOS
27 de novembro de 2015

“Considero a Famecos um alicerce”

A frase é do diplomado e comunicador da Rádio Atlântida Rodrigo Adams
Por Bárbara Debeluck
Rodrigo Adams compõe a bancada do Atl Grenal (Foto: Reprodução)

Rodrigo Adams se formou no primeiro semestre de 2012 (Foto: Reprodução)

Agosto de 2008. Passagem por duas universidades e iniciando a terceira, desta vez para ficar. Ouviu comentários de que esse era o lugar dele e, assim, sem expectativas, foi “tirar uma febre” e se encantou. Foi assim que Rodrigo Adams iniciou, aos 26 anos, sua vida universitária na Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS. Nunca duvidou de que estava no caminho certo ao escolher o jornalismo por dom e vocação.

O comunicador da Rádio Atlântida, que participa da bancada do ATL GRENAL, durante a graduação já estava com um pé no jornalismo esportivo. Produziu um jornal junto a um grupo de colegas, chamado Contra-Ataque, que durou pouco: um ano. Mas Adams diz que a experiência foi importante para o crescimento de todos. Além disso, integrou a equipe de comunicação da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga e tinha um blog no Kzuka, o Vida de Universitário, em que contava como era o cotidiano na Faculdade. Para marcar de forma ainda mais positiva sua passagem pela Famecos, venceu o 23˚ SET Universitário, na categoria Melhor Crônica. O gosto por contar e ouvir histórias o fez ter o costume de utilizar a frase “tênis sujo, histórias limpas”. É nela que se apega para exercer sua profissão.

Durante o curso, focou em diversas áreas, pois acreditava que para se posicionar no mercado de trabalho seria preciso dominar diferentes mídias. Mais tarde, optou pelo jornalismo impresso. Por se tratar de um veículo voltado ao entretenimento, conseguiu também trabalhar com outros meios de comunicação. O rádio foi um deles, pelo qual Adams tem grande admiração. “Quando surgiu a TV, disseram que o veículo acabaria. Se fortaleceu. Quando surgiu a internet, disseram que acabaria. Se moldou. O rádio está em constante transformação. Ele nunca vai acabar. O que acaba são fórmulas defasadas de produção de conteúdo”.

O trabalho nessa mídia não é em vão. Desde pequeno, quando andava de carro com o pai, pedia para colocar em estações com música, embora ouvisse dele “tens que ouvir notícias”. Começou como a maioria dos meninos, acompanhando o segmento esportivo. Com o tempo, percebeu que ficava horas escutando rádio. Hoje, trabalhar nesse meio é um sonho realizado, que iniciou junto com a Faculdade. “Não tem um dia que eu venha trabalhar triste”. No seu ponto de vista, a graduação é o lugar certo para fazer networking, e isso não faltou em seus anos acadêmicos. Trabalhou na primeira turma do Espaço Experiência, no Núcleo de Assessoria de Imprensa. Ele afirma que não sabia o que esperar, mas diz que o período foi incrível e inesquecível.

Para os estudantes, o diplomado deixa seu recado. “Seja feliz, faça amigos e respeite os professores. Não adianta conhecer o mundo, se não conhece o seu próprio mundo. A melhor maneira disso acontecer é sair para a rua, bater perna e observar”. Segundo ele, a Famecos é um alicerce, o lugar onde encontrou conhecimento e muitas amizades. Adams sente saudade das manhãs no prédio 7, dos seus colegas, de cada momento em que viveu ao lado deles e da Faculdade.

“Aprendi com o meu paraninfo, Leonam, que a gente deve sempre escrever com amor no coração. Aprendi com o mestre Fábian que devemos ser felizes acima de tudo. Aprendi com o papai Pase que quanto menos tempo temos, mais coisas fazemos. Aprendi coisas que pulsam muito forte em mim”.

**A próxima reportagem da série Filhos da Famecos será publicada na segunda-feira (30). O entrevistado é Marcelo Sarkis. Formado em Jornalismo no ano de 2012, ele é editor do programa Fantástico da TV Globo.

Tag(s) da matéria: , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org