Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
EVENTO
26 de setembro de 2013

Consumo digital e segunda tela são temas de debate no Ubitec

Professores discutiram inovações na comunicação e nas práticas sociais
Por Bárbara Biolchi

O 3º  Encontro de Ubiquidade Tecnológica (Ubitec) realizou nessa quarta-feira, no auditório da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, sua segunda mesa de debates. Com o tema Ubiquidade, tecnologias digitais e práticas culturais, Sandra Montardo, Paula Puhl e Theophilos Rifiotis discutiram comunição, ubiquidade e sociologia.

A professora e pesquisadora do Centro Universitário Feevale Sandra Montardo apresentou seus estudos em consumo digital. Para ela, “atualmente fala-se muito em consumo digital, mas não há estudos que conceituem essa prática”. Por isso, seu projeto procura relacionar, através da Teoria de Prática, performance, consumo e redes sociais. Para elucinar sua fala, a professora expôs exemplos de comunicação digital, por considerar que esta possibilita a prática de sociabilização online.

Em seguida, Paula Puhl, professora da Famecos, partiu de sua análise sobre o Jornal da Cultura para abordar o assunto da segunda tela. O telejornal, por ter sido o primeiro programa brasileiro de televisão a utilizar esse formato, serviu como base para observar como é a relação entre os comunicadores, o público e a segunda tela. Destacou que as inovações que surgiram com as redes sociais alteraram a relação entre os programas de telejornalismo e os conteúdos produzidos na internet. Além disso, Paula falou sobre a resistência em abandonar o formato tradicional de bancada e se inserir nas novas possibilidades de apresentação de conteúdo. E frisou que a segunda tela deve ser utilizada para complementar e relembrar os telespectadores. Para isso, no entanto, é necessário que o programa possua diversidade de fontes e profissionais qualificados, que se preocupem e conheçam o seu público.

O debate se encerrou com Theóphilos Rifiotis, professor de Antropologia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Sua exposição, baseada em explicações teóricas, teve por objetivo problematizar e relacionar pontos da comunicação com a Sociologia. Abordou a questão da invisibilidade técnica e argumentou que o social reduz os elementos das partes. “Coisas que estão muito visíveis são ‘invisibilizadas’ pelo social”.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org