O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Estudantis (Inep), é uma avaliação de extrema importância para reconhecimento das instituições de ensino. Contudo, o Enade traz benefícios e consequências para os alunos e até para futuros estudantes, pois é aplicado a cada três anos. Os acadêmicos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS realizam o exame dia 25 de novembro.
“O empenho dos alunos é muito importante para obter o melhor resultado”, afirma Vitor Necchi, coordenador do curso de Jornalismo. O professor relembra que é um exame aplicado pelo Ministério da Educação (MEC) e o desempenho é fundamental para valorização do diploma no mercado de trabalho. Universidades com notas baixas têm menor reconhecimento. A prova é obrigatória para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar.
Para a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, Cristiane Mafacioli, os alunos devem fazer o exame não apenas pela classificação da instituição, mas principalmente pela autoavaliação que pode proporcionar. Os resultados mostram a posição do aluno em um ranking nacional do curso.
“O Enade é uma maneira de perceber como o conhecimento foi constituído durante a trajetória universitária. Um momento de refletir e testar o contéudo desenvolvido ao longo do curso”, expõe Cristiane.
A Assessora da Coodenadoria de Avaliação da Prograde da PUCRS, Alessandra Maria Scarton, dá dicas aos alunos sobre o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Assista ao vídeo: