Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
Famecos
25 de agosto de 2016

Coordenadores falam sobre os 50 anos da Faculdade

Representantes dos cursos projetam os próximos anos e falam sobre o que vivenciaram no prédio 7
Por Bruno Mônego
Da esquerda à direita (Barone, Fábian, Cristiane, Fabiano e Ana Luisa)

Da esquerda à direita (Barone, Fábian, Cristiane, Fabiano e Ana Luisa) (Foto: Mariana Corrêa)

A Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, que completa 50 anos este ano, é um local que formou grandes pessoas e profissionais, proporcionou experiências e histórias inesquecíveis para os que aqui passaram. Um local que tem amizade, companheirismo e afeto, abrigando a todos, sendo casa de alunos, professores e todos os profissionais que vivenciam este ambiente. Em reportagem especial comemorativa, os coordenadores relatam experiências, o que viveram e também o que esperam para os próximos anos que estão por vir.

Cristiane Mafacioli Carvalho, coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, ingressou como aluna na década de 90. Professora desde 2007 e gestora desde 2010, ela pôde vivenciar a Faculdade por três perspectivas diferentes. “Apesar de todo este tempo, a Famecos sempre foi contemporânea”, afirma. O trabalho administrativo é repleto de desafios e, segundo ela, cada dia é um aprendizado diferente. “Eu represento alunos e professores, não apenas a Famecos”.  Em uma de suas vivências ainda como aluna, ela descreve que estava no corredor lendo o guia do estudante e comemorando a boa pontuação do local. “Hoje sou uma das pessoas encarregadas a colaborar para que isto seja possível”, destaca. Passados 50 anos, a partir de agora o desafio é manter o espírito de inovação que faz parte do prédio sete. “Que a gente continue fazendo isso com essa inquietação”, completa.

Na Famecos há 26 anos, Ana Luisa Baseggio começou sua trajetória como estudante e hoje é professora e coordenadora do curso de Relações Públicas. “Como aluna tive a possibilidade de receber uma formação qualificada e viver com pessoas de diferentes estilos”, relata. Para os próximos anos da Faculdade, ela acredita que a permanente renovação e adequação técnica e pessoal ao mundo de trabalho irá manter a Famecos neste posto de ser desejada aos estudantes que buscam aprender comunicação. O ambiente de constante trocas de experiências entre alunos e professores é uma característica marcante e que remete muitas lembranças a todos que passam por aqui. “A convivência com diversos professores e a realização de eventos em nome do departamento de Relações Públicas foi o que mais me marcou enquanto aluna”, recorda.

Em 1991, o coordenador do curso de Produção Audiovisual, Fabiano Grendene de Souza, começou a viver o mundo Famecos, cursando Publicidade e Propaganda. Para Fabiano, a informalidade do espaço é uma particularidade. “Este encontro de subjetividades que a torna única”. Segundo ele, a continuidade deste ambiente precisa de um olhar duplo, acompanhando as novas tendências porém nunca deixando o passado de lado, possibilitando um embasamento para se adaptar ao novo. Em seus anos como aluno, ele recorda da proximidade dos professores com os estudantes e mais uma vez reforça a humanidade presente no ambiente. “Eram as eleições do Diretório Central de Estudantes (DCE), quatro pessoas entraram na sala para divulgar sua chapa eleitoral. Um dos integrantes do grupo ficou em silêncio o tempo todo e o professor que estava lecionando brincou – Porque ele está junto se não está falando nada? – A turma caiu na gargalhada”, lembra. Como coordenador, ele diz que o objetivo é aumentar o contato dos alunos com o cinema. “Misturar ordem e o caos, este caos que surge pelo amor ao cinema”, completa.

O coordenador do curso de Jornalismo Fábian Chelkanoff Thier, integra esta Faculdade de tantas vivências desde seus 18 anos “Sempre vi a Famecos como aquele lugar onde eu queria estar. É o meu lugar, e todos que passaram ou estão aqui podem dizer o mesmo”. Para os próximos 50 anos, ele acredita que o objetivo é continuar sendo protagonista no ensino da Comunicação. “Não podemos burocratizar o processo de ensino e perder esta relação de cumplicidade entre professor e aluno”, finaliza. A inquietude que é presente em todas as pessoas que trabalham aqui, também é característica de Fábian e junto com isto ele acredita que trouxe mais humanismo consigo. Dentro de diversas histórias que ele viveu, lembra-se de um professor em especial: Antônio Firmo de Oliveira Gonzalez. “Ele mostrava aos alunos o que realmente era ser jornalista, não somente o glamour de tornar-se uma figura pública mas também que existiam etapas árduas como em qualquer profissão”, disse.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org