Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FSS E FACED
21 de novembro de 2014

Cultura e identidade afro-brasileira serão discutidas em palestras

Evento ocorre em virtude do Dia da Consciência Negra (20/11)
Por Giovana Fleck
Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação

A Faculdade de Serviço Social (FSS) em parceria com a Faculdade de Educação (FACED), através do programa de Educomunicação e Produção Cultural Afro-brasileira, promovem o Seminário Juventudes Negras e Políticas Públicas no dia 24 de novembro (segunda-feira) no auditório do prédio 15, sala 204, da PUCRS. O evento acontece das 19h30min às 22h30min e conta com oficinas e debates sobre os movimentos sociais negros.

Para Patrícia Krieger Grossi, professora do Programa de Graduação e de Pós-graduação em Serviço Social da PUCRS, o seminário é uma forma de valorizar a cultura e a identidade afro-brasileira, mostrando suas demandas, suas vivências e os desafios das políticas públicas para a garantia dos direitos da população. “Isso se dá, principalmente, para a juventude negra vulnerabilizada, que vivencia processos de exclusão social e violência”, acrescenta.

A FSS e a FACED realizam, anualmente, seminários com a temática afrodescendente. Porém, essa edição conta com o apoio de instituições como a Fundação para o Desenvolvimento dos Recursos Humanos (FDHR), o Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (NEABI) e o Observatórios Juventudes PUCRS. As crescentes parcerias, segundo Patrícia, têm acrescentado muito na realização de cursos de extensão e especialização em políticas públicas de gênero, raça e etnia, além de proporcionar novas temáticas para debate.

O movimento hip hop será abordado em alguns dos painéis para caracterizar e reconhecer formas de expressão que descrevem realidades. Definido por muitos como uma subcultura, esse movimento instiga a criatividade e o diálogo artístico como formas de expressão. A partir das 16h do dia 24, uma  Oficina de Graffiti será instalada na frente do prédio 15. Não é necessário realizar inscrição para essa atividade.

O evento também será composto por apresentações da poesia de autores negros e pela performance do Grupo de Dança Afro-Sul. Cinco mesas temáticas compõem o restante da programação, comandadas pela coordenadora do NEABI, Leunice Martins de Oliveira. “É uma forma de sensibilizar a todos para a discussão sobre um tema de extrema relevância social”, completa Patrícia.

O seminário faz parte do calendário acadêmico dos estudantes da PUCRS, mas será aberto ao público. As inscrições podem ser realizadas no local.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org