Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FAMECOS+
30 de setembro de 2013

Curso apresenta técnicas de jornalismo investigativo

Aulas serão ministradas por Humberto Trezzi e Francisco Amorim
Por Samuel Lima
(Foto: Cassiana Martins)

(Foto: Cassiana Martins)

Câmeras ocultas, infiltração em áreas de conflito, entrevistas com criminosos e apuração documental. Esses são alguns dos temas a serem trabalhados no curso do Famecos+ Técnicas de Jornalismo Investigativo, que recebe inscrições até a próxima sexta-feira, (4). As aulas acontecerão aos sábados, das 8h30min às 12h05min, entre 5 de outubro e 23 de novembro.

Dois jornalistas experientes ministram o curso. Humberto Trezzi é repórter de Zero Hora há 24 anos e Francisco Amorim, trabalhou no mesmo veículo por oito anos, nas editorias de Polícia e Geral. Foi no ambiente de redação que se conheceram e produziram algumas reportagens juntos, como a série Depenados, que denunciava furtos de veículos apreendidos pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Agora, na sala de aula, pretendem apresentar diversas técnicas de investigação usadas no Brasil e em outros países da América Latina.

A ideia do curso é ensinar como produzir matérias investigativas utilizando diferentes recursos, como dados governamentais, apuração documental e fora da redação. “Vamos abrir algumas discussões. Queremos, também, mostrar o lado mais burocrático. Os limites éticos e legais e a preocupação com a segurança, por exemplo. Os alunos vão aprender a agir de modo mais seguro. Em ambientes hostis ou desconhecidos, não se pode investigar sem planejamento”, conta Amorim. No entanto, uma parte prática está prevista na programação. Os estudantes serão desafiados  a criar um projeto de reportagem, que poderão desenvolver ou não.

Para Amorim, ministrar o curso na universidade é uma oportunidade de ajudar a formar novos jornalistas, com “outra cabeça”. “Queremos incentivar a busca de informações longe de fontes oficiais, uma produção mais independente. É uma das formas de melhorar o jornalismo, torná-lo mais rico”, afirma. Segundo ele, as aulas contribuirão tanto para alunos, quanto para professores. “É interessante essa troca de experiências, pensamentos e opiniões distintas”, acrescenta.

O valor do curso é de R$ 644. Para a comunidade acadêmica da PUCRS, diplomados, professores da Rede Marista e pessoas com mais de 60 anos, o custo é de R$ 579. As inscrições pelo site se encerram nesta segunda-feira (30). Até 4 de outubro, podem ser efetuadas na Educação Continuada, sala 112 do prédio 15.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org