Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FAMECOS +
20 de maio de 2016

Últimos dias para curso sobre comunicação esportiva

Inscrições se encerram na sexta-feira (3)
Por Isabella Magedanz Pesce
(Foto: Divulgação)

Aulas contam com a presença de jornalistas de veículos locais e jogadores da dupla Grenal (Foto: Divulgação)

Domingo é dia de jogo. Durante a semana, as emissoras de rádio, os canais de TV e as mídias sociais repercutem os treinos da equipe e as entrevistas do treinador. Se algum atleta se lesionar, é possível saber da notícia antes mesmo dele começar a realizar os exames. Na hora da partida, os alto-falantes do estádio anunciam que o clube está promovendo uma nova ação de marketing. Fim de jogo e todos os olhares estão nas coletivas de imprensa. Se o resultado foi positivo, tudo bem, pode-se elogiar todo o trabalho acompanhado na semana. Se o desempenho não agradou, os jogadores e o técnico correm o risco de lidar com a pressão do torcedor e com a instalação de uma crise. O acompanhamento desses trabalhos só é possível em virtude da atuação dos assessores de comunicação dos clubes e dos esportistas. O mercado de trabalho nessa área está crescendo. Como estar capacitado para atuar no ramo de assessoria de comunicação esportiva?

A Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS promove o curso de extensão Mão na Massa: comunicação esportiva na prática. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até 3 de junho, por meio do site do Programa de Educação Continuada (Educon) ou na sala 112 do prédio 15 da PUCRS. Os encontros acontecem aos sábados e iniciam no dia 4 de junho, das 8h às 11h30min. O encerramento acontece no dia 25 de junho. As aulas são ministradas pelos sócios de duas grandes agências esportivas do Brasil, Diego Carvalho, Fernando Martinez, Pedro Mello, da Aguante Comunicação, e Rodrigo Russomano, da Trato Assessoria.

O assessor de futebol do Sport Club Internacional, Rodrigo Weber, é graduado em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS e trabalha com a equipe de imprensa colorada desde 2009. Para ele, o mercado na área de assessoria esportiva cresceu porque os atletas perceberam a necessidade de ter um profissional capacitado para divulgar seus resultados nos meios de difusão de informação e nas redes sociais. “Além disso, os veículos estão enxugando o número de jornalistas contratados. Isso faz com que exista a necessidade de uma busca por outras alternativas”.

Daniele Lentz, também diplomada pela Famecos, é gerente de comunicação do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense desde 2011. Ela acredita que houve aumento no interesse de novos profissionais pela assessoria de imprensa esportiva, tanto para trabalhar nos clubes de futebol, quanto para assessorar diretamente os atletas de diversas modalidades esportivas. A principal preocupação da equipe de assessoramento gremista é manter a agenda positiva do clube e superar as pautas negativas.

O curso Mão na Massa aborda tópicos como planejamento de comunicação, marketing esportivo, assessoria de imprensa, releases e matérias direcionadas, acompanhamento de clientes no dia a dia, agendamento de entrevistas, nota oficial, media training, administração de crises, clipagem, internet, redes sociais e site oficial.

Para possibilitar um aprendizado dinâmico e prático, os ministrantes trazem às aulas convidados como jornalistas de grandes veículos locais e atletas da dupla Grenal. Os professores apostam que, para atuar nesse mercado, os profissionais devem colocar a mão na massa. Por isso, cada módulo visto em aula é acompanhado de uma atividade prática, como elaboração de plano de comunicação para um cliente real, acompanhamento de coletivas in loco e realização de uma clipagem e de postagens para redes sociais. O investimento é de R$648 para o público em geral. Valores diferenciados e demais informações podem ser conferidas no site do Educon ou por meio do telefone 51 3353-6208.

 

Confira o vídeo gravado com o publicitário Pedro Mello, um dos ministrantes do Mão na Massa.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org