A parceria entre o Instituto de Artes e Técnicas em Comunicação (IATEC) e a PUCRS lança o seu primeiro curso. Leis de Incentivo à Cultura tem como principal objetivo capacitar comunicadores para produzirem e administrarem seus próprios projetos. As aulas serão ministradas pela Profª. Fernanda Borriello, que realizou sua pós-graduação em Gestão da Cultura pela universidade carioca Estácio de Sá.
Sob coordenação da Profª. Drª. Aletéia Selonk, da Famecos, o curso ocorrerá entre os dias 28 e 30 de novembro (sexta a domingo) das 19h às 22h15min na Arena da Famecos. As inscrições podem ser realizadas até a véspera do curso, 27 de novembro (quinta-feira), no site. O investimento para alunos e diplomados pela PUCRS é de R$ 689, para interessados em geral o preço é R$ 766.
A programação do curso se baseia em duas leis federais que regulamentam o incentivo à produção de conteúdo cultural. A Lei Federal de Incentivo à Cultura, popularmente conhecida como Lei Rouanet, normaliza o investimento do Imposto de Renda (IR) de pessoas jurídicas ou físicas em ações culturais. Já a Lei do Audiovisual encoraja o investimento de capital, por parte de empresas, em obras cinematográficas através da dedução no IR.
Além disso, as aulas pretendem esclarecer questões burocráticas que podem dificultar a rotina de empresários inexperientes. O profissional será preparado para lidar com funções que vão desde o preenchimento de formulários até elaboração de planilha orçamentária, além de execução e preparação da prestação de contas.
A professora Fernanda Borriello também é fundadora e responsável pela coordenação do Núcleo de Elaboração, Acompanhamento e Gestão de Projetos da Cufa – ONG que desenvolve iniciativas sociais em favelas brasileiras. Segundo ela, o curso possui metodologia baseada na prática.
“Minha abordagem sobre o assunto é dinâmica e técnica, deixando a parte de ler legislação como consulta para casa”, explica, Fernanda que define o ambiente de sala de aula como um espaço para trabalhar cases e a linguagem mercadológica. “No mundo de hoje os profissionais do segmento cultural buscam aprendizado em cursos com formato mais próximo da realidade do mercado, e esse é o principal objetivo deste módulo”, acrescenta.
O IATEC é uma entidade que tem como missão promover a formação de profissionais que atendam ao mercado nos diversos segmentos do entretenimento. Atuando desde 1999, o objetivo do Instituto é ser uma escola reconhecida nacional e internacionalmente como modelo de excelência na qualificação de especialistas para o mercado de entretenimento, comprometida com as tendências tecnológicas e mercadológicas.