“O curso é voltado para todos que possuem interesse em artes visuais, ou artes no geral”. É assim que Gabriela Motta, crítica e curadora de artes visuais, descreve o público-alvo de O Vídeo é Arte: Poéticas da Imagem em Movimento. Dividido em quatro encontros, com duração de três horas e 15 minutos cada, a extensão se inicia no dia 2 de junho. As aulas acontecem nas quintas-feiras, das 19h às 22h15min, na Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS.
Segundo Gabriela, o curso avalia as relações do uso do vídeo nas artes visuais em relação ao cinema, desde os primórdios da sétima arte até os dias atuais. Propõe apresentar uma abordagem histórica, que avalia como o audiovisual vem sendo utilizado nos últimos 60 anos. Apresenta também assuntos como vídeo-anotação, análise de obras de artistas, vídeo como um ambiente em construção e o vídeo e suas identidades.
Os quatro encontros têm como temáticas o nascimento do vídeo, o vídeo como ruptura, videoinstalação e a imagem no espaço e vídeo hoje e amanhã. A ministrante também busca trazer exemplos de artistas internacionais como Bruce Nauman e Richard Serra e nacionais como Tunga e Letícia Parente.
As inscrições estão abertas e podem ser realizadas através do site até dia 1º de junho.
Confira o vídeo com a ministrante do curso: