Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FAMECOS+
16 de maio de 2013

Curso de Extensão refaz história da crítica musical brasileira

Jornalista Márcio Pinheiro oferece conteúdo para uma das faces do jornalismo cultural
Por Maria Polo
(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Formular discussões sobre uma parte importante do jornalismo cultural. Esse é o objetivo do Curso de Extensão Crítica Musical, ministrado pelo jornalista Márcio Pinheiro. O curso, que acontece na Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, tem inscrições abertas até 24 de maio.

Em sua segunda edição, que tem início dia 25 de maio, o curso abordará a história da crítica musical no Brasil, seguindo uma ordem cronológica, que começa na década de 40. O ministrante programou exercícios práticos, de acordo com a vontade dos participantes. As aulas serão focadas em jornais impressos, como o Correio do Povo, Zero Hora, O Globo, Estadão e Folha de São Paulo, além de revistas mais especializadas, como a Rolling Stone.

O curso pretende oferecer subsídios para o desenvolvimento de atividades de crítica musical, com aulas expositivas e dialogadas a respeito da história da crítica musical no Brasil. “Vou recortar um pedaço de uma parte importante do jornalismo cultural brasileiro”, conta Pinheiro. Para ele, o jornalista deve ter curiosidade sobre o passado e sobre como se originou a crítica musical no Brasil.

Márcio Pinheiro é formado pela PUCRS, tem passagem pelos principais veículos de comunicação do Rio Grande do Sul, além de temporadas em jornais do Rio e de São Paulo. Nestes veículos exerceu as mais variadas funções, colaborou com dezenas de publicações, com sólida carreira no jornalismo cultural. Além disso, escreveu roteiros para documentários de Renato Borghetti, Ernesto Fagundes e Bebeto Alves. Há três anos está à frente da Coordenação do Livro e Literatura da Secretaria Municipal da Cultura, onde organizou três prêmios Açorianos e ajudou a criar o Prêmio Açorianos de Criação Literária.

Serão 4 encontros, aos sábados das 9h30min às 12h. Outras informações podem ser encontradas no portal Famecos+.

Confira a entrevista realizada pelo Espaço Experiência:

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org