Com o propósito de aprofundar os conhecimentos de análise de dados em pesquisas quantitativas, utilizando a plataforma de dados do Ms Excel, Daiane Pagnussatt, consultora, ministrará o curso Análise de Pesquisa Quantitativa aplicada à comunicação. A proposta é trabalhar a visão crítica com relação à coleta, análise e interpretação dos resultados coletados com foco na identificação de elementos para a construção de estratégias de marketing e comunicação. As aulas ocorrerão nos dias 4, 11, 18, e 25 de outubro, totalizando 16 horas/aula. Aos sábados, das 8h30min às 11h45min. O público-alvo são alunos de Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Jornalismo e de Administração, com ênfase em Marketing.
As inscrições vão até o dia três de outubro e podem ser feitas pelo site. O investimento para o público geral é de R$ 344. Para alunos e professores da PUCRS, o valor é de R$ 309. A coordenadora do curso é a professora Marisa de Carvalho Soares. A programação do curso abrange, entre outros temas, a introdução dos conceitos análise de dados em pesquisas quantitativas; elaboração de questionário de pesquisa; análise de dados estatísticos: utilização prática do Ms Excel como instrumento de análise de dados estatísticos; construção de base de dados de respostas; criação de tabelas e gráficos dinâmicos; análise estatística dos dados (frequência simples, média e desvio padrão, análise de correlação, diagrama de dispersão, entre outros); interpretação dos resultados e cases de sucesso.
Conforme Daiane, será uma oportunidade para aprimorar os conhecimentos na ferramenta. “Os alunos irão desenvolver as principais etapas de uma pesquisa quantitativa, principalmente na interpretação dos dados coletados, usando a ferramenta MS Excel”. O grande diferencial do curso, segundo ela, é que a turma vai elaborar todas as etapas do processo, com foco na identificação de elementos da comunicação.