O Famecos+ está com inscrições abertas até 28 de setembro para o curso Jornalismo Cultural – Uma Abordagem Contemporânea. Ministrada pelo jornalista Luiz Antônio Araújo, editor do caderno Cultura de Zero Hora, a especialização é oferecida a estudantes, profissionais de jornalismo e interessados em geral.
Através da troca de experiências, Araújo buscará estabelecer, no primeiro momento, uma definição do que é cultura. Também irá expor a visão crítica necessária da produção cultural, bem como o conhecimento de sua história. “O profissional que deseja exercer esta área precisa estudar as publicações e os profissionais que atuam, tanto do Brasil quanto do Rio Grande do Sul. É um universo de muitas características com cruza de diversas identidades”, explica.
Para Araújo, a grande questão do jornalismo está em como manter a atenção dos leitores, espectadores e internautas. “Qual é o papel da comunicação em um universo onde todas as pessoas têm acesso a dezenas de ferramentas que não existiam”, indaga o editor. A programação do curso apresenta a tecnologia como ferramenta a serviço do Jornalismo Cultural. “Eu chamo de a Era do Superjornalismo, onde a utilização das redes sociais e da web trazem interatividade e uma melhora da profissão”, comenta o jornalista.
O editor do Caderno de Cultura do Jornal Zero Hora também ressalta que os profissionais precisam produzir jornalismo de qualidade, baseado na missão de informar e na compreensão do que se está publicando. “Precisamos fazer um jornalismo com conteúdo diferenciado, ético e equilibrado” afirma.
As aulas terão carga horária total de 16h. Os interessados podem se inscrever através do Centro de Educação Continuada (Educon) ou na sala 112 do prédio 15 da universidade. O valor do curso para alunos da PUCRS é de R$ 239,00 e para o público em geral é de R$ 266,00. A lista completa de cursos oferecidos estão disponíveis no site do Famecos+.