Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FAMECOS+
26 de agosto de 2013

Curso de Produção Musical recebe inscrições

Mais de 200 alunos já fizeram a extensão, ministrada pelo professor Ticiano Paludo
Por Calvin Pontel
(Foto: Cassiana Martins)

(Foto: Cassiana Martins)

Com inscrições abertas até dia 25 de outubro, o curso de Produção Musical promete proporcionar uma experiência diferenciada para todos aqueles que buscam compreender ou atuar na indústria fonográfica. Mesclando os aspectos históricos e estéticos com os técnicos e mercadológicos, as aulas, que serão divididas em sete encontros, abordarão desde a definição dos diferentes tipos de produtores até as ferramentas de produção, promoção e divulgação de materiais em áudio.

O curso, que tem como público-alvo estudantes de comunicação social, estudantes de música, músicos, técnicos e interessados em geral, ainda discutirá sobre estilos musicais, incluindo rock, indie, pop, metal, música brasileira e música eletrônica. “É legal porque sempre aparece um grupo bem heterogêneo, então tem um sujeito que curte rock, um que curte metal, um que curte pagode. A ideia é fazer um confronto de estilos. Se você só ouve metal e aparece alguém com uma música de samba, eu tiro o teu chão do metal e jogo no samba, assim como o contrário também”, avalia o professor da Famecos Ticiano Paludo, ministrante da extensão e produtor com mais de duas décadas de experiência.

Desde 2007, ano do surgimento do curso, mais de 200 alunos já passaram pela experiência, apreendendo, acima de tudo, a essência da profissão de produtor musical. “É uma profissão que aparece lá pelas décadas de 50 e 60. E o que aconteceu com esse papel de produtor musical de lá pra cá torna-se o foco, tanto o próprio papel em si quanto a influência que as novas tecnologias tiveram nisso. É a grande discussão de pra onde a música está caminhando”, acrescenta Ticiano.

“Por que esse artista fez sucesso e esse outro não? Como é possível saber quando alguém tem potencial, ou não, para ser um artista? Como se vende música hoje em dia?” Estas e muitas outras perguntas, feitas por curiosos do mundo da música, poderão ser respondidas a partir do dia 28 de outubro, no primeiro dos sete encontros que prometem esclarecer as mais diversas dúvidas e conceitos da indústria e da arte. “Eu gosto muito de música, mas não sou um músico, posso trabalhar com isso? Pode”, conclui.

Mais informações e inscrições através da página da Educação Continuada.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org